Maior vencedor do Aberto da França, que é disputado nas quadras de saibro de Roland Garros, Rafael Nadal não teve trabalho em seu segundo jogo na busca pelo 14° troféu do segundo Grand Slam da temporada.
O espanhol não teve trabalho em sua partida diante do francês Corentin Moutet, ganhando em sets diretos (6/3, 6/1 e 6/4), em 2 horas e doze minutos.
O veterano de 35 anos iniciou o jogo de maneira arrasadora e abrindo logo 3 a 0. Fechou em 6/3 no segundo set point. A parcial seguinte foi ainda mais fácil. Abriu 4 a 0 e fez 6/1, na terceira quebra de saque.
Moutet quis aprontar no set seguinte e iniciou quebrando. Abriu 2 a 0 e não conseguiu manter o saque. Mesmo assim, levou igual até 4 a 3, quando acabou quebrado. Bastava Nadal confirmar o serviço para fechar. Eis que o francês mais uma vez surpreendeu e "voltou" para o set aproveitando o segundo break point. A alegria durou pouco, com nova quebra e triunfo espanhol em 6/4.
Esta foi a 300ª vitória de Rafael Nadal em 341 partidas de Grand Slam. Na França, ele tenta obter sua 22ª conquista em torneio deste nível.
Na terceira rodada, ele enfrentará o holandês Botic van de Zandschulp, 26 anos. Número 29 do mundo ele passou pelo experiente Fabio Fognini, parciais de 6/4, 7/6 (2) e 3/2, com abandono do italiano.