Há uma semana, o Camp Nou foi palco do maior público de um partida de futebol feminino na vitória do Barcelona por 5 a 2 sobre o Real Madrid, quando 91.553 acompanharam a classificação às semifinais da Champions Feminina. E a história poderá se repetir. Nesta quarta-feira (6), o clube catalão confirmou que estão esgotados os ingressos para o jogo de ida contra o Wolfsburg, no dia 22 de abril, valendo vaga na final.
As entradas foram comercializadas em menos de 24 horas. A partir daí, cria-se a expectativa de uma nova quebra mundial de público - a capacidade do estádio é de 99.354 torcedores. A marca batida no último dia 30 de março era de 90.185 pessoas, na final da Copa do Mundo de 1999 entre Estados Unidos e China no estádio Rose Bowl, em Pasadena (Califórnia).
O feito do clube, que é uma das referências no futebol mundial, é fruto de quatro pilares: os rendimentos da equipe, a força da marca Barcelona, o preço dos ingressos e o apoio à igualdade e desenvolvimento do futebol feminino. Os pontos fortes foram elencados por Lucy Mills, gerente de projetos da Fundação FC Barcelona, em entrevista ao jornal The Guardian.
– A mudança de maré em direção à igualdade no futebol e maior apoio ao futebol feminino combina bem com os cidadãos de Barcelona. É uma cidade progressista e de mente aberta. O governo é ativo em seu apoio aos refugiados, aos direitos LGBTQI+, aos direitos das mulheres e à sustentabilidade. Não é surpresa que seus cidadãos saiam para apoiar a equipe feminina – destacou Lucy Mills.
Na prática, o entusiasmo com a campanha do time feminino pode estar ligado ao fracasso recente do masculino, que caiu na fase de grupos da Liga dos Campeões. A derrota para o Bayern Munique por 3 a 0, na Alemanha, no final do ano passado, fez com que o time ficasse fora dos mata-matas após 21 anos. Em contrapartida, a equipe comandada pelo espanhol Jonatan Giráldez está em busca da Tríplice Coroa de forma consecutiva. Com a melhor jogadora do mundo no elenco, Alexia Putella, o time está 100% na temporada 2021/2022: soma 38 vitórias em 38 jogos.
A diferença de valores cobrados pelas entradas no Camp Nou também chama a atenção. Para assistir a uma partida no estádio em um jogo do feminino, as entradas custam entre 9 e 15 euros (R$ 46 a R$ 76). No caso do masculino, os preços para o duelo entre Barcelona x Villarreal, no próximo mês, pela La Liga, custam entre 49 até 199 euros (R$ 250 a R$ 1.018).
Para aumentar o incentivo dos torcedores para irem ao estádio, as partidas do time feminino são anunciadas em todos os lugares: outdoors, TV, notícias, e etc. A divulgação e o engajamento também caminham de encontro às características dos cidadãos de Barcelona.
Na partida histórica contra o Real Madrid, os torcedores montaram o tradicional mosaico com um tema diferente. Ao invés do lema "mais que um clube", foi montado o slogan com a frase "mais que empoderamento".
Maior público no Brasil
No Brasil, o Corinthians é a equipe protagonista quando se fala de engajamento de torcedores no estádio. A final do Paulistão Feminino de 2021 estabeleceu o recorde de público em jogo de futebol feminino no Brasil. Diante de 30.077 torcedores, em Itaquera, conquistou o Estadual com uma vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo. Até então, a marca era do próprio Corinthians, que levou ao estádio 28.862 pessoas na finalíssima do Paulistão de 2019, com torcida 100% corintiana.