E não deu para o mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig. Na decisão do ATP 250 de Adelaide, na Austrália, disputada neste domingo (9), eles foram superados pelos indianos Rohan Bopanna e Ramkumar Ramanathan, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/1, na final e ficaram com o vice-campeonato.
Perder o título pode ter sido frustrante para Melo, mas chegar à final já foi uma realização significativa, pois ele não disputava uma decisão desde 2020. Além disso, conseguiu 150 pontos no ranking e deve subir cinco colocações, alcançando o 24º lugar.
Com o vice, o brasileiro de 38 anos irá recuperar cinco colocações no ranking mundial de duplas da ATP, subindo para o 24º lugar.
Na final de simples, o título ficou com o francês Gael Monfils, que venceu o russo Karen Khachanov por 2 sets a 0, com duplo 6/4. Esta foi a 11ª conquista da carreira do veterano de 35 anos, que disputou a 33ª final da carreira.
— Quero agradecer à minha equipe. Passamos por momentos difíceis, perdemos um pouco da fé, mas voltamos fortes desde julho do ano passado. É incrível jogar na frente de vocês, na frente de uma arquibancada cheia com um bom espírito e atmosfera, isso é incrível— disse o francês depois da partida.
Atual 21 do mundo, Monfils quebrou um jejum de quase dois anos, já que seu último título havia sido o ATP 500 de Roterdã, na Holanda, em fevereiro de 2020. Com a conquista deste domingo, ele vai ganhar quatro posições e voltar ao top 20, na 17ª colocação.