A tenista tcheca Renata Voracova deixou a Austrália neste sábado (8) depois do cancelamento de seu visto por motivos sanitários, segundo anunciou uma fonte governamental.
Voracova estava no mesmo centro de detenção que o sérvio Novak Djokovic, ambos proibidos de entrar no país já que não cumpriram com as rígidas condições impostas no marco da luta contra a covid-19. A jogadora de 38 anos pegou um voo de Melboune na noite deste sábado (8) na Austrália.
Semifinalista de duplas em Wimbledon em 2017, Renata Voracova estava na mesma situação que o atual número um do mundo: não vacinada contra a covid-19, recebeu uma isenção da Federação Australiana para que pudesse disputar o Aberto da Austrália, que começa no dia 17 de janeiro, depois de ter sido infectado pelo vírus no final do ano passado.
Mas, assim como o número 1 do mundo sérvio, as autoridades barraram sua entrada no país, considerando que o motivo da sua isenção não cumpria as condições estritas de entrada no território no âmbito da luta contra a covid-19.
Em entrevista aos jornais tchecos DNES e Sport na sexta-feira, Voracova contou sua experiência naquele centro.
— Estou em uma sala e não posso ir a lugar nenhum. Não consigo abrir a janela mais do que alguns centímetros. Há guardas por toda parte, inclusive abaixo da minha janela, o que é muito engraçado. Talvez eles pensem que vou pular e fugir — declarou a tenista que ocupa a 81ª posição no ranking mundial de duplas.
* AFP