Após ser forçado a encerrar a temporada passada em agosto, quando sofreu uma lesão no pé, Rafael Nadal iniciou 2022 com título logo no primeiro torneio disputado. O espanhol venceu o norte-americano Maxime Cressy por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/3, neste domingo, e levantou a taça do ATP 250 de Melbourne, na Austrália, em disputa preparatória para o Aberto do país.
A conquista deste final de semana foi a 89ª da vitoriosa carreira de Nadal, atual número 6 do ranking mundial. Superadas as dificuldades impostas pelas lesão, ele mostrou que está preparado para aumentar o número de títulos, até porque teve excelente aproveitamento em Melbourne, sem perder um set sequer.
— Eu quero agradecer toda a organização daqui. Eu me sinto privilegiado e com muita sorte de estar aqui novamente. Eu estou voltando de momentos desafiadores em termos de lesões, então eu não poderia estar mais feliz. Significa muito estar de volta com um troféu em minhas mãos — disse o espanhol após a vitória.
Antes da celebração, Nadal encontrou um adversário difícil. Cressy, número 112 do ranking, disputava sua primeira final de ATP, mas conseguiu manter o jogo equilibrado em alguns momentos, principalmente no primeiro set, definido no tie-break com vitória do espanhol. Já o segundo set foi um pouco mais tranquilo para Nadal, que garantiu o título com uma quebra de serviço no oitavo game.
Na decisão das duplas, o holandês Wesley Koolhof e o britânico Neal Skupski começaram o ano comemorando a vitória sobre o cazaque Aleksandr Nedovyesov e o paquistanês Aisam-ul-Haq Qureshi por 2 a 0, duplo 6/4, e o primeiro título da parceria.