Enquanto algumas seleções tradicionais correm o risco de ficar fora da Copa do Mundo do Catar, as rodadas finais das Eliminatórias se tornaram mera formalidade para o Brasil. Classificado, o time comandado por Tite encara o Equador, nesta quinta-feira (27), pela 15ª rodada.
Horário
Quinta-feira (27), às 18h, no Estádio La Casa Blanca, em Quito, no Equador.
Transmissão
- GZH acompanha o jogo em tempo real.
- Siga a narração torcedora em GZH (App Store e Google Play). Saiba como selecionar o seu time clicando aqui.
- A Rádio Gaúcha abre a jornada às 17h30min.
- RBS TV, SporTV e Premiere anunciam a transmissão ao vivo.
Escalações confirmadas
Equador
Alexander Domínguez; Angelo Preciado, Felix Torres, Piero Hincapie e Pervis Estupiñan; Gruezo, Franco, Moisés Caícedo e Plata; Michael Estrada e Enner Valencia.
Técnico: Gustavo Alfaro.
Brasil
Alisson; Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Fred; Raphinha, Philippe Coutinho e Vinícius Júnior; Matheus Cunha.
Técnico: Tite.
Arbitragem
Wilmar Roldán, auxiliado por Alexander Guzman e John Leon (trio colombiano). VAR: Leodán González (URU)
Como chegam
Equador
Ausentes na Copa da Rússia, os equatorianos estão próximos de voltar a disputar um Mundial. Ocupam a terceira colocação, com 23 pontos. Caso vença os dois jogos desta data Fifa, o Equador pode, dependendo de combinação de resultados, assegurar um lugar no Catar.
Uma das preocupações do técnica Gustavo Alfaro está no ritmo de jogo da sua equipe. Como muitos jogadores atuam no continente americano, eles ainda não começaram a temporada. A covid-19 também pode ser um problema. Ao todo, 15 jogadores testaram positivo em um passado recente e tiveram de cumprir período de quarentena.
Em 36 partidas, o Equador venceu o Brasil apenas duas vezes. São 11 jogos seguidos sem vencer a equipe brasileira. A última vitória foi em 2004, quando Édison Méndez fez o gol do 1 a 0 pelas Eliminatórias.
Brasil
Invicto nas Eliminatórias, com 11 vitórias e dois empates, o Brasil está classificado para Copa. Uma das principais modificações promovidas por Tite para este confronto será o ingresso de Vinícius Júnior no time titular. O atacante do Real Madrid só foi chamado para os confrontos disputados em novembro após Roberto Firmino ter sido cortado.
Philippe Coutinho volta a ganhar oportunidade. Será a sua primeira partida como titular da equipe após um longo período se recuperando de lesão — ele não atua pela Seleção desde 2020. Na última rodada do Campeonato Inglês, o meia do Aston Villa foi escalado desde o início do jogo, mas teve atuação opaca.
O treinador brasileiro não pode contar com três jogadores para enfrentar os equatorianos. Neymar, lesionado, não foi convocado. O volante Fabinho e o meia Lucas Paquetá foram chamados, mas cumprem suspensão. A dupla estará à disposição para encarar o Paraguai, na terça.