O primeiro Grand Slam da temporada de tênis teve início na noite deste domingo (16), começo de tarde de segunda-feira (17) na Austrália. Depois de mais de uma semana com a polêmica envolvendo a participação ou não do sérvio Novak Djokovic, o torneio deu sua largada e com vitórias de cabeças de chave.
Número 5 na chave feminina , a grega Maria Sakkari fez um duelo difícil diante da alemã Tatjana Maria, 287ª do mundo, e venceu por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (2), em 1h44min de partida.
Semifinalista em Roland Garros e no Aberto dos Estados Unidos do ano passado, Sakkari agora enfrentará a chinesa Zheng Qinwen, 19 anos, que venceu a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich em três sets, parciais de 6/3, 1/6 e 7/6 (5)
Campeã olímpica em Tóquio, a suíça Belinda Bencic também passou pela estreia. Com parciais de 6/4 e 6/3, ela marcou 2 a o na francesa Kristina Mladenovic. Na segunda rodada, a 22ª favorita vai encarar a norte-americana Amanda Anisimova, que fez 2 a 1 na holandesa Arianne Hartono, de virada, parciais de 2/6, 6/4 6/3.
Bronze nas Olimpíadas, a ucraniana Elina Svitolina passou pela francesa Fiona Ferro e acabou marcando 6/1 e 7/6 (4) e agora vai encarar mais uma jogadora da França, Harmony Fan, que fez 2 a 0 (6/3 e 6/4) na cazaque Yulia Putintseva.
A italiana Camila Giorgi, 30ª na lista de favoritas, eliminou a russa Anastasia Potapova por 6/4 e 6/0 e agora aguarda a definição de sua próxima rival, que sairá do duelo entre a tcheca Tereza Martincová e a norte-americana Lauren Davis.