O corpo do jogador de futebol Anderson Lourenço foi encontrado no litoral de São Paulo neste domingo (26). O atleta estava sumido desde a madrugada de sexta-feira (24). A família suspeita que ele tenha caminhado por cerca de 10 quilômetros até entrar no mar e se afogar.
Anderson, 23 anos, morava em Osasco, mas estava de férias com a família em Monguaguá. De acordo com a esposa do jogador, Larissa Oliveira, 22 anos, o marido estava com o irmão quando decidiu passear sozinho pela praia.
— Por volta das 2h da manhã, ele deixou as roupas dele, chave, documento, e falou para o meu cunhado que iria dar uma volta. Depois de uns cinco minutos, meu cunhado sentiu falta dele, porque ele não é de sumir assim — relatou Larissa em entrevista ao G1.
Preocupada com o sumiço de Anderson, a família decidiu acionar os bombeiros e a polícia e as buscas se iniciaram. Após 36 horas de o desaparecimento, um pescador encontrou o corpo do jogador boiando no mar da Praia Grande, no balneário Flórida, no litoral paulista. O cadáver foi resgatado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade.
O IML ainda está realizando exames para determinar a causa da morte. Apesar do resultado da necropsia ainda não estar pronto, a família não acredita que Anderson tenha se afogado logo depois que sumiu.
— Como ele era jogador e tinha uma saúde boa, ele deve ter andado alguns quilômetros, cansado, ido jogar uma água no corpo, e a água deve ter levado ele — especula Larissa.
André, irmão de Anderson, contou para o jornal Tribuna que eles eram bem próximos e que o atleta era um cara alegre, trabalhador e que se dava bem com todos:
— Nosso eterno campeão, foi campeão na semana passada. No dia que ele desapareceu, ele estava usando a camisa do time (Osasco) que ele jogou e venceu.
A pedido de colegas e admiradores do jogador, André e Larissa criaram uma "vaquinha virtual" com o objetivo de arrecadar dinheiro para levar o corpo de Anderson de volta para Osasco, onde será realizado o velório e enterro, que acontece nessa segunda-feira (27).
— Como Anderson era muito querido, as pessoas começaram a pedir pix para ajudar e eu acabei passando o meu e do primo dele, que era como um irmão para ele — contou a viúva.
De acordo com Larissa, alguns golpistas tentaram se aproveitar da situação, na tentativa de se passar pelos familiares para roubar dinheiro.
Anderson deixa um filho que completou 11 meses no sábado.