A primeira semifinal feminina do Aberto dos Estados Unidos foi definida nesta terça-feira (7) com as classificações da bielorrussa Aryna Sabalenka, segunda cabeça de chave, e da canadense Leylah Fernandez.
Uma das sensações do torneio, Fernandez foi a primeira a entrar em quadra e mais uma vez eliminar uma rival experiente e melhor ranqueada. Número 73 do ranking mundial da WTA, a tenista que completou 19 anos na segunda-feira, venceu a ucraniana Elina Svitolina, quinta do mundo, de virada, parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (5), depois de duas horas e 18 minutos de partida.
Nas rodadas anteriores, a canadense já havia derrotado a japonesa Naomi Osaka, bicampeã do torneio (2018-20) e a alemã Angelique Kerber, vencedora da edição de 2016. A campanha da canadense a transforma na semifinalista mais jovem do torneio desde Maria Sharapova em 2005.
Sabalenka, por sua vez, encontrou maior facilidade para se classificar para a primeira semifinal de Grand Slam da carreira. Com parciais de 6/1 e 6/2, a vice-líder do ranking mundial eliminou a tcheca Barbora Krejčíková, atual campeã de Roland Garros.
A outra semifinal será definida na quarta-feira com os confrontos entre a britânica Emma Răducanu, que saiu do qualifying, e a suíça Belinda Bencic, campeã olímpica em Tóquio, e a Karolína Plíšková e a grega Maria Sakkari. Independente das classificadas, já é certo que o Aberto dos Estados Unidos terá uma campeã inédita.