Dois dias depois de vencer Naomi Osaka, a jovem tenista canadense Leylah Fernandez derrotou outra ex-número 1 do mundo, Angelique Kerber, de virada neste domingo (5) e avançou para as quartas de final do Aberto dos Estados Unidos.
Fernandez, de 18 anos, derrotou a alemã Kerber por 4/6, 7/6 (5) e 6/2 em duas horas e 14 minutos, causando surpresa nas arquibancadas da quadra Louis Armstrong, em Nova Iorque.
A canhota canadense protagonizou outra exibição espetacular de seu tênis audacioso, como na sexta-feira passada contra Osaka, a atual campeão do Aberto dos Estados Unidos, contra quem ela também venceu de virada depois de perder o primeiro set.
— Depois do jogo contra Osaka fiquei muito feliz. Tive a sorte de ter uma partida de duplas ontem que me tirou das nuvens — explicou Fernandez radiante no final da partida.
A canadense, de pai equatoriano e mãe de origem filipina, demorou a entrar no jogo, cedendo o primeiro set para Kerber, de 33 anos, e campeã do Aberto dos Estados Unidos em 2016.
Nesse momento "olhei para a minha equipe e disse: 'Estou bem, estou pronta para lutar", explicou Fernandez. A jovem, que faz 19 anos na segunda-feira, venceu o tie-break do segundo set e depois aproveitou sua maior resistência física para garantir a vitória no terceiro.
Nas quartas de final, a número 73 do ranking mundial enfrentará a ucraniana Elina Svitolina, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, que derrotou a romena Simona Halep em dois sets, com um duplo 6/3, em uma hora e 16 minutos de jogo.
— O jogo contra o Svitolina será "muito duro. Ela é uma boa jogadora, lutadora, ofensiva, agressiva. Vou entrar na quadra para tentar continuar fazendo o que faço — disse Leylah Fernandez ao projetar o confronto.
Elina Svitolina manteve o controle da partida desde o início contra Halep, vencedora de dois torneios do Grand Slam e que continua tentando retornar à elite do tênis após seus problemas físicos.