O reinado de Lionel Messi no Barcelona chegou ao fim. A equipe blaugrana anunciou a saída de seu maior ídolo em suas redes sociais nesta quinta-feira (5). Messi e Barça estiveram próximos de acertar a renovação do contrato, mas problemas com o acordo do clube com La Liga impossibilitaram a permanência do jogador.
— Apesar de ter chegado a um acordo entre o FC Barcelona e Leo Messi e com a clara intenção de ambas as partes de assinarem hoje (quarta-feira) um novo contrato, este não pode ser formalizado devido a obstáculos econômicos e estruturais (regulamento espanhol La Liga) — publicou o Barcelona em seu site.
O Barcelona não quer fazer parte do acordo de La Liga com o fundo de investimentos, o que acabaria com o seu sonho da Superliga Europeia e deixaria o clube "preso" por 40 anos em troca de 270 milhões de euros recebidos.
Sem fechar o acordo com La Liga, o Barcelona encontra-se em uma situação em que não pode fechar as suas contas no Fair Play Financeiro para renovar o contrato de Messi.
— Diante desta situação, Lionel Messi não continuará vinculado ao FC Barcelona. Ambas as partes lamentam profundamente que os desejos do jogador e do clube não possam ser finalmente atendidos. O Barça agradece de todo o coração ao jogador o seu contributo para a valorização da instituição e deseja-lhe o melhor na sua vida pessoal e profissional — concluiu a nota do Barcelona.
O staff do jogador ainda não se pronunciou quanto ao futuro do maior ídolo da história do Barcelona. Livre no mercado, Messi pode assinar com qualquer clube do mundo. O Paris Saint-Germain pode buscar novamente a contratação do argentino.