O gabinete de crise do Governo do Estado do Rio Grande do Sul ainda prega cautela em relação ao retorno de público aos estádios de Grêmio e Inter. Segundo a nota divulgada no começo da tarde desta quinta-feira (29), apesar da informação divulgada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que relata a permissão gradativa de torcedores a partir da próxima semana, a volta ainda depende dos resultados de evento-teste que foi realizado nos últimos dias.
No domingo passado, com a autorização dos órgãos sanitários, uma casa de eventos, seguindo protocolos previamente estabelecidos, promoveu uma confraternização para mais de 500 pessoas. Antes e depois, o público presente foi submetido a testes de covid-19 para avaliar suas condições clínicas.
O resultado da experiência ainda não foi divulgado, nem completamente analisado pelos técnicos do governo estadual. Há otimismo, conforme divulgação da Câmara da capital gaúcha, mas projeta-se anúncios que permitam público em eventos, shows e estádios a partir da primeira semana de agosto.
Porém, a nota do Piratini pede cautela com qualquer avanço sobre o tema. Mesmo com a liberação, que será com capacidade reduzida, protocolos serão reforçados para evitar contágio.
— Estamos observando que a vacina funciona, mas não podemos permitir uma liberação desordenada sob risco de criarmos novas variantes do coronavírus. Queremos fazer essa flexibilização, mas com todas as medidas sanitárias e em um movimento sem ida e vinda. Portanto, vamos esperar o momento certo, depois da análise do resultado desse primeiro evento-teste. A liberação vai ocorrer, mas ainda precisamos discutir como será feita — disse Marcelo Alves, coordenador do Gabinete de Crise, que ainda acrescentou:
— Não é uma liberação total, sem regramento e protocolos. Será feito com parcimônia e cuidado, avaliando o que foi feito no evento-teste e os resultados.
Nesta quarta-feira, o Gabinete de Crise autorizou a reabertura do Auditório Araújo Vianna, solicitada pela prefeitura de Porto Alegre e por uma produtora de eventos, com a presença de 2.122 pessoas.
No dia 14 de julho, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei que autoriza a presença de público em eventos esportivos na Capital durante o período em que vigorar o estado de calamidade pública decretado em decorrência da pandemia de covid-19. A proposta, de autoria do vereador Mauro Pinheiro (PL), ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Sebastião Melo. O projeto prevê a apresentação de carteira de vacinação para quem quiser ingressar nos estádios.