O espanhol Rafael Nadal iniciou bem o seu caminho em busca do 14º título de Roland Garros, ao vencer, nesta terça-feira (1), o jovem australiano Alexei Popyrin, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 7/6, em 2h23min de partida.
Apesar de ter apenas 21 anos, Popyrin não se intimidou diante da lenda espanhola e forçou bem o jogo desde o primeiro set, inclusive durante o saque do poderoso adversário. Mas uma falha do inexperiente jogador, fez Nadal quebrar o seu serviço e fechar por 6 a 3.
Popyrin sentiu o erro cometido e voltou desequilibrado emocionalmente para o segundo set. Nadal não perdoou, quebrou duas vezes o saque do australiano e fechou a parcial com facilidade por 6 a 2.
O terceiro set foi bastante disputado e surpreendente, com Popyrin realizando belas jogadas e quebrando o saque de Nadal. Com 5 a 3 no placar, o australiano teve a chance de fechar o set, mas foi superado pela maior experiência de Nadal.
O número 3 do mundo conseguiu salvar o set point, devolver a quebra de saque e vencer o terceiro set no tie-break para garantir a primeira vitória nesta edição do tradicional Grand Slam francês, a 101ª em 103 atuações no torneio.
Na próxima rodada, Nadal vai encarar o experiente francês Richard Gasquet, 34 anos, que passou pelo compatriota Higo Gaston por 3 a 0, parciais de 6/1, 6/4 e 6/2, em jogo que teve 1h39min de duração.