As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar serão retomadas nesta quinta-feira (3), com a realização de quatro jogos. O Brasil enfrenta o Equador na sexta-feira (4), às 21h30min, no Beira-Rio, em Porto Alegre. As 10 seleções do continente voltam a campo na terça-feira (8), para o complemento da rodada dupla.
A competição classificatória, assim como os demais eventos esportivos, tem sofrido com alterações no calendário em virtude da pandemia do coronavírus. Desde o início das Eliminatórias, em outubro de 2020, cada seleção disputou quatro partidas. As rodadas 5 e 6, marcadas para março, foram suspensas pelo dirigentes da Conmebol e da Fifa e devem ser reagendadas para setembro e outubro.
Brasil com 100% de aproveitamento
A Seleção Brasileira tem sido o destaque das Eliminatórias, com 100% de aproveitamento. Em quatro jogos, os comandados de Tite marcaram 12 gols e sofreram apenas dois. Nos dois jogos como mandante, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 0 e venceu a Venezuela por 1 a 0, ambas partidas disputadas em São Paulo. Como visitante, triunfos sobre o Peru, por 4 a 2, em Lima, e Uruguai, por 2 a 0, em Montevidéu.
Dentro da zona de classificação
Além do Brasil, outras duas seleções ainda não sabem o que é perder na competição. A Argentina ocupa a vice-liderança, com 10 pontos. Na quarta colocação, está o Paraguai, com seis, conquistados com uma vitória e três empates.
Completam a zona de classificação o Equador, que vem de três vitórias consecutivas e está em terceiro, e o Uruguai, na quinta posição, que na atual situação estaria indo para a repescagem contra uma equipe das Eliminatórias Asiáticas.
Melhor ataque x melhor defesa
Embora o Brasil tenha a marca positiva de três gols por jogo em média, o melhor ataque das Eliminatórias não pertence aos comandados de Tite. O Equador, com 13 gols anotados, tem o setor ofensivo mais eficiente da competição. Por outro lado, as melhores defesas são da Seleção Brasileira e da Argentina, que foram vazadas apenas duas vezes em quatro partidas.
Em busca da primeira vitória
Peru e Venezuela ainda não conseguiram terminar uma partida com a conquista dos três pontos. Ambas as equipes ocupam as últimas posições e somaram apenas um ponto. No caso de seleção peruana, que esteve no Mundial da Rússia, em 2018, o retorno de Paolo Guerrero, do Inter, recuperado de grave lesão no joelho, pode ajudar. Do lado boliviano, a aposta segue sendo a força como mandante, especialmente na altitude de La Paz.
Os goleadores
Três jogadores despontam na briga pela artilharia das Eliminatórias. O paraguaio Ángel Romero, o uruguaio Luis Suárez e o chileno Arturo Vidal anotaram quatro gols até o momento. Na Seleção Brasileira, Neymar e Roberto Firmino marcaram três gols cada. O craque Messi balançou as redes apenas uma vez, na rodada de estreia, quando a Argentina bateu o Equador por 1 a 0 em Buenos Aires.
Sétima rodada
- Bolívia x Venezuela - Hernando Siles (La Paz) - 17h - 3/6 (quinta-feira)
- Uruguai x Paraguai - Centenário (Montevidéu) - 19h - 3/6 (quinta-feira)
- Argentina x Chile - Estádio Único (Santiago del Estero) - 21h - 3/6 (quinta-feira)
- Peru x Colômbia - Estádio Nacional (Lima) - 23h - 3/6 (quinta-feira)
- Brasil x Equador - Beira-Rio (Porto Alegre) - 21h30min - 4/6 (sexta-feira)
Oitava rodada
- Equador x Peru - Blanca (Quito) - 18h - 8/6 (terça-feira)
- Venezuela x Uruguai - Olímpico de La UCV (Caracas) - 19h30min - 8/6 (terça-feira)
- Colômbia x Argentina - Metropolitano (Barranquilla) - 20h - 8/6 (terça-feira)
- Paraguai x Brasil - Defensores del Chaco (Assunção) - 21h30min - 8/6 (terça-feira)
- Chile x Bolívia - Estádio Nacional (Santiago) - 22h30min - 8/6 (terça-feira)