Depois de 325 dias sem jogar, a Seleção Brasileira estreou com goleada e atuação convincente contra a Bolívia, na sexta-feira (9), no Itaquerão, em São Paulo. Com gols de Marquinhos, Firmino (duas vezes), Rodrygo e Coutinho, o Brasil venceu por 5 a 0 e assumiu, pelo saldo, a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.
Como se esperava, a Seleção pressionou desde o início. Antes de o cronômetro marcar um minuto de jogo, Everton desperdiçou a primeira grande chance. Depois de cruzamento de Renan Lodi, o goleiro Lampe saiu mal e rebateu a bola nos pés de Cebolinha, que chutou para fora. Pouco depois, o ex-atacante do Grêmio apareceu pela esquerda e cruzou na cabeça de Marquinhos, mas o zagueiro testou para fora.
Os primeiros movimentos do jogo mostravam o que seria a partida: ataque contra defesa. A Seleção apostava, especialmente, nas jogadas pela esquerda, com Renan Lodi. Mas não se importava em rodar a bola, que passava de pé em pé até chegar à área adversária.
Não demorou para a evidente superioridade se transformar em gol. Aos 15 minutos, após uma cobrança curta de escanteio pela direita, Danilo fez um cruzamento na medida para Marquinhos. O zagueiro, livre dentro da área, cabeceou para o fundo da rede.
Enquanto a chuva apertava em São Paulo, a Bolívia tentava adiantar sua marcação, mas a Seleção Brasileira seguia trocando passes e colocando os bolivianos na roda. Quase como se fosse um treino, os comandados de Tite atacavam quando queriam e volta e meia assustavam o goleiro Lampe.
O melhor da Seleção Brasileira não foi a vitória, mas as novidades de Tite
Confira a coluna
Aos 29 minutos, Neymar achou Renan Lodi na esquerda. O lateral invadiu a área e tocou rasteiro para o meio, onde apareceu Roberto Firmino para ampliar. O Brasil voltou a assustar com Casemiro, de falta, aos 37, e em boa chegada de Neymar aos 38 minutos. Mas o primeiro tempo terminou 2 a 0, com domínio absoluto da equipe de Tite.
Para a etapa final, o técnico César Farías sacou Saldías do time e colocou Céspedes. Mas, mais do que a troca de jogadores, a seleção boliviana tentava impor uma postura mais agressiva. O problema era a qualidade. Aos três minutos, quando demorou para recompor, o Brasil aproveitou os espaços e Renan Lodi tocou para Neymar, que cruzou no chão para Firmino marcar mais um: 3 a 0.
A Bolívia respondeu em seguida. Aos cinco, Bruno Miranda arriscou bom chute de fora da área e obrigou o goleiro Weverton a fazer boa defesa. Foi a melhor chance da seleção visitante na partida. O Brasil voltou a assustar com Neymar, aos 12, mas já não tinha aquele ímpeto ofensivo do primeiro tempo. Até mesmo por isso, Tite tirou Everton, que estava pelo lado direito do ataque, e mandou a campo Rodrygo. E o garoto marcou o quarto gol.
Seleção de Tite tem mais de 90% de aproveitamento atuando no Brasil
Confira a coluna
Depois de receber bom cruzamento à meia altura de Coutinho, aos 20, cabeceou para o meio. A bola desviou em Carrasco e tirou completamente o goleiro Lampe do lance. Logo Tite fez mais duas trocas: tirou Firmino e Thiago Silva e colocou Richarlison e Felipe. E, em seguida, o Brasil marcou mais um. Neymar cruzou na medida para Coutinho, que cabeceou para o gol: 5 a 0, aos 27 minutos do segundo tempo.
Depois do gol, vieram as últimas trocas: Alex Telles e Everton Ribeiro entraram no lugar de Lodi e Coutinho, aos 31. No mesmo minuto, Neymar até balançou a rede, mas o árbitro assinalou impedido do craque brasileiro. Nos minutos finais, o Brasil até seguiu em cima, mas só teve mais uma chance em cobrança de falta de Neymar e viu o jogo terminar 5 a 0.
Agora, a Seleção vai a Lima para enfrentar o Peru, às 21h da próxima terça-feira (13), pela segunda rodada das Eliminatórias. Na estreia, os peruanos ficaram no 2 a 2 com o Paraguai, em Assunção.
FICHA TÉCNICA
Eliminatórias Copa 2022
1ª rodada - Sexta-feira, 9/10/2020
BRASIL 5X0 BOLÍVIA
Brasil
Weverton; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva (Felipe, 25'/2ºT) e Renan Lodi (Alex Telles, 31'/2ºT); Casemiro, Douglas Luiz e Philippe Coutinho (Everton Ribeiro, 31'/2ºT); Everton (Rodrygo, 13'/2ºT), Firmino (Richarlison, 25'/2ºT) e Neymar. Técnico: Tite.
Bolívia
Lampe; Jesús Sagredo, Carrasco, Valverde e José Sagredo; Wayar (Zabala, 38'/2ºT), Bustamante (Gonzales, 35'/2ºT) e Árabe (Cardozo, 16'/2ºT); Menacho (Campos, 16'/2ºT), Saldías (Céspedes, int.) e Bruno Miranda. Técnico: César Farías.
GOLS: Marquinhos (Bra), aos 15, Firmino (Bra), aos 29 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo: Firmino (Bra), aos 3, Rodrygo (Bra), aos 20, e Coutinho (Bra), aos 27 minutos.
CARTÕES AMARELOS: Thiago Silva (Bra), Carrasco, Zabala e Céspedes (Bol)
ARBITRAGEM: Leodan González, auxiliado por Nicolas Taran e Richard Trinidad. VAR: Esteban Ostoich (quarteto uruguaio).
LOCAL: Itaquerão, em São Paulo
Próximo jogo
Terça-feira, 13/10, 21h
PERU X BRASIL
Nacional de Lima, no Peru - Eliminatórias Copa 2022