Marta é a maior jogadora de futebol de todos os tempos do Brasil. Não seria exagero, aliás, dizer que pode ser a maior de todo o mundo. Afinal, ela com certeza estaria em um time ideal da história do futebol feminino. Nascida em 1986 em Dois Riachos, Alagoas, a camisa 10 da Seleção Brasileira quebrou paradigmas e ultrapassou barreiras para virar a "Rainha Marta".
A garota que precisava lutar contra o preconceito de sua comunidade por ser a única a jogar com os meninos seguiu durante toda a carreira como minoria. Enfrentou não só as adversárias, mas também a adversidade de viver como mulher jogando futebol e a discriminação de toda uma sociedade.
Ouça o episódio:
Anos depois, Marta virou seis vezes a melhor jogadora do mundo, maior artilheira da Seleção, artilheira de todas as Copas do Mundo, embaixadora da ONU Mulheres. Enfim: qualidades não faltam para mostrar como a menina do interior de Alagoas virou a "Rainha" de uma nação inteira. Por isso, Diori Vasconcelos, Raphael Gomes e Rodrigo Oliveira recordam histórias, trazem curiosidades e mostram um pouco do cenário do futebol feminino atual no País no episódio #18 do Bergamota Mecânica.
O podcast
O Bergamota Mecânica é um podcast apresentado por três integrantes da equipe de esportes de GZH. Entre teses, bom humor e com duração média de 45 minutos — um tempo de jogo — o trio tenta mostrar e provar que futebol também é cultura.