O país basco é uma região atípica quando se trata de futebol. A história fez com que a cultura local fosse reprimida durante o regime ditatorial de Francisco Franco. Sendo assim, com o passar dos anos o senso de nacionalismo foi peça fundamental na cultura futebolística local. Afinal, clubes como Athletic Bilbao, Real Sociedad, Eibar e Osasuna aceitam até hoje, em sua maioria, apenas jogadores com raízes locais.
Tal qual a Catalunha, a região tem uma bandeira própria, um idioma local e preza pela identidade do seu povo. Entretanto, por conta da fronteira com a França, o separatismo e a independência do local não são pautas tão recorrentes. Diori Vasconcelos, Raphael Gomes e Rodrigo Oliveira apresentam a geopolítica e história da região para destacar a importância destes quesitos no futebol.
Ouça o episódio:
O Podcast
O Bergamota Mecânica é um podcast apresentado por três integrantes da equipe de esportes de GZH. Entre teses, bom humor e com duração média de 45 minutos — um tempo de jogo — o trio tenta mostrar e provar que futebol também é cultura.