Um dia depois da queda do principal favorito ao título do Masters 1.000 de Miami, nos Estados Unidos, o russo Daniil Medvedev, a rodada de quartas de final disputada nesta quinta-feira (3) apresentou mais uma surpresa. O polonês Hubert Hurkacz, 37º do ranking mundial, eliminou de virada o grego Stefanos Tsitsipas, número 5 do mundo e segundo cabeça de chave, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/4, após 2 horas e 20 minutos de partida.
Esta é a primeira vez na carreira que Hurkacz, de 24 anos, chega à semifinal de um Masters. Em 11 participações anteriores nos torneios deste nível, sua melhor campanha havia sido até as quartas em Indian Wells, também nos Estados Unidos, em 2019. O polonês tem dois títulos de ATP no currículo, sendo um deles no início da temporada em Delray Beach, também nos Estados Unidos.
A vitória sobre Tsitsipas foi a segunda em oito jogos contra o grego. Hurkacz também havia levado a melhor no Masters de Montreal, no Canadá, em 2019. O polonês obteve seu sexto triunfo contra um tenista top 10.
Depois do confronto, Tsitsipas lamentou muito a derrota, principalmente por ter vencido o primeiro set e depois conseguido uma quebra de vantagem no começo do segundo, mas levando a virada em seguida para dar adeus à chance de faturar seu primeiro Masters 1000.
— Estava me sentindo muito bem hoje e acho que joguei um tênis incrível até aquele ponto. De repente, aquele golpe mudou toda o rumo da partida e não tenho mais nada a dizer. Acho que poderia ter feito muito melhor esta semana, mas não aconteceu. Principalmente, houve dois fatores. O primeiro deles é que não consegui manter meu saque, uma coisa importante em um momento como aquele — comentou desapontado.
Na semifinal, Hurkacz jogará contra o ganhador do jogo entre o norte-americano Sebastian Korda e o russo Andrey Rublev.