O Vôlei UM Itapetininga surpreendeu e venceu o Sada Cruzeiro na primeira partida da série melhor de três das quartas de final da Superliga masculina de vôlei. No sábado (13), a equipe paulista fez um jogo perfeito e marcou 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/22) no ginásio do Riacho, em Contagem, em Minas Gerais.
Líder da fase classificatória, com 20 vitórias em 22 partidas, a equipe mineira é a grande favorita a conquistar o título da temporada, enquanto os paulistas ficaram com a oitava e última vaga nos playoffs, após oito vitórias e 14 derrotas na primeira etapa da competição.
Porém, o que se viu em quadra foi a equipe treinada por Pedro Uehara dominando o confronto que teve 1h27min de duração. Com 10 pontos de bloqueio e 15 erros contra 24 do rival, o Itapetininga soube segurar a pressão e largar em vantagem na série.
— Viemos de algumas partidas não muito boas e sabemos do potencial da nossa equipe. Todos ajudaram, todos mereceram esse troféu principalmente porque sabemos da dificuldade que é jogar contra uma equipe como o Sada Cruzeiro. Estudamos bastante e todos estão de parabéns. Nós merecemos por tudo que trabalhamos nessa temporada — disse o levantador Carísio, eleito o melhor da partida e que recebeu o Troféu VivaVôlei.
Com 16 acertos, o oposto Renan Buiatti foi o maior pontuador dos paulistas e do jogo. Agora, o canhoto soma 420 pontos em toda a Superliga. Outro destaque foi o ponteiro Adriano Xavier, que marcou 10 vezes. Pelo time mineiro, o argentino Facundo Conte marcou 14 pontos.
— Não tirando o mérito deles que jogaram muito bem, a nossa postura tem que ser outra. Entramos em quadra um pouco aquém e agora temos que pensar que tem mais dois jogos pela frente. Tenho certeza que na quarta vamos jogar totalmente diferente — avaliou o central Otávio, do Sada Cruzeiro.
O segundo confronto da série será disputado na próxima quarta-feira (17), às 16h30, novamente em Contagem, já que o estado de São Paulo está com restrições devido a pandemia da covid-19. Uma nova vitória dará a vaga nas semifinais para o Itapetininga. Uma vitória dos mineiros forçará uma terceira partida.