O primeiro dia do Jogo Das Estrelas da temporada 2020-21 do Novo Basquete Brasil (NBB) foi realizado na sexta-feira (19), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, quando foram definidos os campeões dos torneios individuais.
Com duelos quentes e decisões nos últimos lances, os torneios de habilidades, três pontos e Enterradas foram vencidos por Kevin Crescenzi, do Cerrado Basquete-DF, Rafael Hettsheimeir, do Flamengo-RJ, e Mogi, do Mogi das Cruzes-SP, respectivamente.
Na disputa de habilidades, o norte-americano com cidadania brasileira Kevin Crescenzi faturou o troféu ao vencer o uruguaio Luciano Parodi, do Minas Tênis Clube, na decisão. O ala do Cerrado passou por Felipe Ribeiro (Fortaleza/Basquete Cearense) e Wesley Castro (Mogi das Cruzes) nas rodadas anteriores.
— São atletas incríveis e não foi fácil passar por eles, não. A adrenalina é muito grande e, acredito, que o passe é decisivo para ganhar o torneio. Estou muito feliz — disse Crescenzi, que passou por três etapas para garantir o prêmio de R$ 5 mil: um zigue-zague com quatro obstáculos, um passe direto dentro de um arco, atravessar a quadra e fazer uma bandeja ou enterrada e voltar ao ponto de partida e finalizar com um arremesso de três pontos.
Campeão da edição de 2018, o pivô Rafael Hettsheimeir brilhou mais uma vez e superou o ala norte-americano Shamell Stallworth, São Paulo, na disputa pelo título do torneio de três pontos.
A disputa permitiu a cada jogador o direito a 25 arremessos, cinco de cada posição em um tempo máximo de 60 segundos. Na fase classificatória, Shamell e Hettsheimeir estabeleceram novos recordes, com 24 e 23 pontos, respectivamente. Na decisão, o jogador do Flamengo marcou 11 contra apenas nove do rival.
— Acho que relaxamos na final, mas ainda bem que consegui. Esse bicampeonato é muito especial, já que eu não consegui disputar o torneio em 2019 por conta de uma lesão. Graças a Deus pude fazer história e estou muito feliz — comentou Rafael.
O ala Mogi, 24 anos e 1,95m de altura, superou o ala-pivô Alex Dória, filho de mãe norte-americana e pai brasileiro, que nasceu no estado do Texas, nos Estados Unidos pra ficar com o título do torneio de enterradas.
Na disputa, enquanto o jogador do Cerrado Basquete passou cima do árbitro e com passe do companheiro Kevin Crescenzi realizou a cravada em sua primeira tentativa, Mogi, optou por pular Maique, do Paulistano, e dono de 2,10m de altura, obtendo sucesso na sua enterrando e conquistando a maioria dos votos do júri e do público que votou através do site do NBB.
— Todo mundo está de parabéns e acredito que conseguimos dar uma noite divertida para as pessoas que estão em casa. Eu gosto de fazer algumas enterradas depois do treino, então, é bem natural para mim. Estou muito feliz por mais um título — comemorou Mogi, que repetiu as vitórias das edições de 2016 e 2019.
O Jogo das Estrelas prossegue neste sábado (20) às 16h com uma novidade. Ao invés do tradicional confronto entre NBB Brasil x NBB Mundo, a disputa terá quatro equipes: NBB Brasil (Time Brabo), NBB Brasil (Time Marquinhos), NBB Mundo (Time Shamell) e NBB Novas Estrelas (Time Georginho de Paula), que se enfrentarão em quatro mini-jogos, com 10 minutos cada, em um modelo Final Four.
Confira a ordem das partidas:
1º Período: Time Brabo x Time Marquinhos
2º Período: Time Shamell x Time Georginho de Paula
3º Período: Disputa de 3º Lugar (entre os perdedores)
4º Período: Final (entre os vencedores)