Repetindo a fraca atuação de sua estreia no Campeonato Carioca, quando empatou com o Boavista, o Botafogo decepcionou a torcida ao ficar no 0 a 0 com o Bangu, na noite deste sábado (14), pela terceira rodada. O jogo foi disputado no estádio do Engenhão, mas teve mando de campo do Bangu.
Com o resultado, o Alvinegro perdeu a chance de dormir na liderança da Taça Guanabara. Agora está com cinco pontos, na terceira colocação da tabela, atrás da líder Portuguesa e do Flamengo. Já a equipe de Moça Bonita está em o sexto, com quatro pontos, no primeiro turno do Estadual.
Tentando emplacar a terceira vitória seguida, algo que não acontece há mais de um ano, o Botafogo ficou aquém do esperado no primeiro tempo. Com limitações na armação, com o improvisado Marcinho atuando como meia, a equipe teve apenas dois bons momentos na etapa inicial. Aos 12, Ênio finalizou com perigo. E, aos 33, Marcelo Benevenuto subiu mais que os rivais para cabecear rente à trave, após cobrança de falta na área.
Do outro lado, o Bangu pouco ameaçou o gol defendido por Douglas Borges. Assim, as duas equipes fizeram do primeiro tempo um marasmo quase total. Durante a maior parte do tempo, o Botafogo tentava se encaixar no meio-campo para, quem sabe, na etapa seguinte levar maior perigo no ataque.
Aos 4 minutos do segundo tempo, Marcinho levou esperanças aos torcedores ao iniciar jogada que culminou em boa finalização de Matheus Frizzo. Mas a expectativa gerada teve curta duração. O técnico Marcelo Chamusca, então, resolveu mexer no ataque, na tentativa de dar novo fôlego ao setor. Davi Araújo e Matheus Nascimento foram a campo.
Mas, como a dificuldade maior estava no meio-campo, os novos atacantes também sofreram para levar alguma emoção ao jogo. Num raro lapso ofensivo do Botafogo, aos 36, Rickson acionou Matheus Nascimento, que bateu colocado, buscando o ângulo, mas mandou para fora, rente ao gol, na última boa chance da partida.
Se o empate não foi o resultado esperado, ao menos manteve a invencibilidade da equipe alvinegra na temporada 2021: são duas vitórias e um empate no Carioca e uma vitória sobre o Moto Club, pela Copa do Brasil. Outro fato positivo é que o Alvinegro ainda não sofreu gol.
Agora o Botafogo voltará suas atenções para dois clássicos em sequência. No fim de semana que vem, o rival será o Vasco em São Januário, no sábado. Na sequência, duelará com o Flamengo, no dia 23, no Engenhão.
Ficha técnica:
Bangu 0 x 0 Botafogo
Bangu: Paulo Henrique; Digão, Israel, Fandinho, Dionatan; Marcelo Mattos, Matheus Olavo (Geancarlo), Alessandro Scheppa (Rafael Carioca), Geovani (Daniel), Edmundo (Lucas Lucena); Jean Carlos (Rochinha). Técnico: Marcelo Marelli.
Botafogo: Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu, David Sousa; Zé Welison (Luiz Otávio), Pedro Castro (Matheus Frizzo), Marcinho (Rickson), Ênio (Matheus Nascimento); Matheus Babi e Warley (Davi Araújo). Técnico: Marcelo Chamusca.
Cartões Amarelos: Fandinho e Marcelo Mattos
Árbitro: João Ênnio Sobral.
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).