O Grêmio está de olho no atacante Matheus Nascimento, do Botafogo. Cria dos cariocas, o garoto chamou atenção de Renato Portaluppi na vitória gremista por 5 a 2, na última segunda-feira (8). A admiração é antiga. O clube gaúcho monitora o jovem há algum tempo.
Matheus Nascimento está no radar gremista desde o ano passado. O atleta foi sugerido como reforço para as categorias de base antes de assinar o seu primeiro contrato profissional. No entanto, o Botafogo foi rápido e fechou em junho um acordo de três temporadas com o atacante. Os valores para tirá-lo do Alvinegro são altos. A multa é de 50 milhões de euros (cerca de R$ 325 milhões) para clubes do exterior e de R$ 150 milhões para equipes brasileiras.
- Como treinador, é difícil ver um garoto aparecendo tão jovem e com talento. Se vê que, apesar da pouca idade, já é acima da média. A gente torce que esteja aparecendo mais um craque para o futebol brasileiro. Está de parabéns o Botafogo. É cuidar bem desse garoto, lapidar, ele tem muito a crescer - destacou Portaluppi.
Artilheiro nas categorias de base do Fogão, onde marcou mais de 150 gols, Matheus sempre foi um talento precoce. Não é à toa que ele virou o jogador mais jovem da história do clube (com 16 anos e 6 meses) a disputar uma partida de Campeonato Brasileiro.
O atacante é o quarto jogador mais jovem a atuar no Brasileirão de pontos corridos. Ele fica atrás de Miguel, do Fluminense (em 2019, 16 anos e três meses); Jô, do Corinthians (em 2003, aos 16 anos e três meses) e Yuri Mamute, do Grêmio (aos 16 anos e quatro meses).
- O Matheus é extremamente objetivo. Ele sempre foi artilheiro de tudo que ele disputou na vida. Ele é um exímio finalizador. Muito competitivo, habilidoso, voluntarioso e veloz. Ele tem todas as características físicas e técnicas de um grande jogador. Ele tem uma cabeça muito boa e de uma família muito boa também - avalia Vanessa Tristão, proprietária da Escola de Futebol Trops, que tem parceria com o clube carioca.
A escolinha localizada em Niterói representa o time alvinegro em algumas competições de categorias mais jovens. Ele chegou na Futebol Trops quando tinha sete anos e por lá ficou até os 14.
- Ele sempre foi um menino diferente. Desde pequeno ele sempre foi acima da média - completa Vanessa.
Com tanta qualidade, Matheus Nascimento integra hoje o elenco da seleção brasileira sub-20. Com o Botafogo já rebaixado, passou a ganhar mais chances na equipe principal e, recentemente, virou titular. Dos oito jogos em que esteve em campo no Brasileiro, foi titular em cinco, incluindo o duelo contra o Grêmio.
De acordo com a imprensa carioca, Matheus Nascimento pode ser negociado por conta da queda para a Série B. O jogador é a principal joia das categorias de base do clube no momento e uma negociação poderia ajudar a "salvar" os cofres botafoguenses em 2021. Será que o Grêmio irá investir nele?