Com Pedro Geromel lesionado e fora de combate até o final da temporada, uma vaga na zaga se abre para a decisão diante do Palmeiras, na final da Copa do Brasil. O argentino Kannemann segue como titular absoluto e, agora, resta escolher quem será seu companheiro. Renato Portaluppi tem três opções: Rodrigues, David Braz e Paulo Miranda.
Por enquanto, o jovem Rodrigues tem jogado ao lado do argentino, mas a avaliação da comissão técnica é de que esta ainda não é uma situação definitiva. O defensor de 23 anos é o favorito para iniciar a partida no dia 28 de fevereiro.
Na avaliação de Caio Bitencourt, analista do Footure FC, o jovem atleta é quem mais tem acrescentado em campo.
— Dos três, creio que Rodrigues seria uma melhor opção. O Paulo Miranda não tem acrescentado tanto em suas entradas, e David Braz, por sua vez, tem causado mais problemas quando é titular — afirmou.
Caio ainda analisou o adversário gremista, o Palmeiras. Segundo ele, Renato deve postar sua equipe de forma muito parecida à que passou pelo São Paulo na semifinal da Copa do Brasil.
— A ideia do Renato deva ser semelhante à da eliminatória contra o São Paulo (na Copa do Brasil), em que Rodrigues acrescentou muito ao lado de Kannemann em todos os quesitos. Embora, num confronto contra o Palmeiras, é de se imaginar que o Grêmio tenha um pouco mais a bola do que teve contra o São Paulo, em que a estratégia por muitos momentos no primeiro e no segundo jogo foi dar a bola e fechar. Neste quesito, Rodrigues fez uma boa partida — ressaltou.
— Embora David Braz tenha méritos na saída de bola em caso de necessidade, ou mesmo Paulo Miranda tenha passado a atuar mais nas últimas partidas, creio que (Renato) irá repetir a experiência contra o São Paulo e procurar evitar tudo o que foi feito na eliminatória contra o Santos na Libertadores, em que fatalmente, para os gremistas, pesou a má atuação de David Braz, especialmente nas disputas com Kaio Jorge — completou o analista.
Os números do trio na temporada 2020
David Braz (33 anos)
- Jogos: 41
- Vitórias: 21
- Empates: 12
- Derrotas: 8
- Minutos jogados: 3.087
- Gols: 3
- Cartões amarelos: 10
- Cartões vermelhos: 1
Paulo Miranda (32 anos)
- Jogos: 26
- Vitórias: 16
- Empates: 6
- Derrotas: 4
- Minutos jogados: 1.638
- Gols: 3
- Cartões amarelos: 5
- Cartões vermelhos: 1
Rodrigues (23 anos)
- Jogos: 32
- Vitórias: 16
- Empates: 12
- Derrotas: 4
- Minutos jogados: 2.224
- Gols: 2
- Cartões amarelos: 5
- Cartões vermelhos: 0