O Hereda San Pablo Burgos, da Espanha, é o novo campeão da Copa Intercontinental de basquete maculino. Na decisão, realizada neste sábado (6), no ginásio do Obras Sanitarias, na Argentina, o campeão europeu derrotou o Quimsa, vencedor da Liga dos Campeões das Américas, por 82 a 73, e assegurou o nono título espanhol em 29 disputas.
A partida começou equilibrada e os espanhóis conseguiram cinco pontos de vantagem (25 a 20) no primeiro período. Porém, no segundo quarto, o time de Burgos dominou completamente as ações e aumentou a diferença para 24 pontos (56 a 32).
Na volta do intervalo, os argentinos reagiram e comandados pelo ala-armador norte-americano Brandon Robinson, que terminou como cestinha do confronto com 25 pontos, reduziram a diferença pela metade (67 a 55). Nos 10 minutos finais, o Quimsa ampliou a pressão e chegou a ficar a apenas cinco pontos, mas o time espanhol segurou a reação e garantiu a vitória.
O ala brasileiro Vítor Benite foi o grande nome do San Pablo Burgos. Capitão da equipe, ele terminou com 19 pontos, acertando cinco bolas da linha dos três, e ainda fez três assistências. No final, ele foi eleito o MVP da decisão e ainda comemorou sua segunda conquista na história do torneio, já que havia se sagrado campeão em 2014, com o Flamengo.