Liderado por Brandon Robinson, eleito o Melhor Jogador da Final (MVP), o Quimsa-ARG conquistou o título da primeira edição da Liga dos Campeões da América de basquete masculino. Na decisão, realizada nesta sexta-feira (30), em Montevidéu, os argentinos derrotaram o Flamengo, por 92 a 86, com uma virada construída nos últimos quatro minutos da partida.
O momento decisivo do confronto que chegou ao último período com vantagem dos cariocas de cinco pontos (68-63) ocorreu quando Pablo Gramajo acertou uma cesta de três e fez a equipe da cidade de Santiago del Estero, localizada ao norte da Argentina, assumir a liderança em 80-77. Logo depois, Robinson também converteu uma bola de três e a diferença subiu para seis.
Robinson, um ala-armador norte-americano de 31 anos, terminou a partida com 26 pontos, acertando nove de 15 arremessos, sendo três de seis tentativas da linha de três. Pelo time brasileiro, o melhor foi o ala Marquinhos com 20 pontos e três rebotes.
Com o título, o Quimsa terá o direito de disputar a Copa Intercontinental, prevista para fevereiro de 2021, com a participação dos campeões das competições na Europa, Ásia, África e Oceania. A equipe argentina ainda faturou um total de 150 mil dólares (R$ 861 mil) pela conquista, enquanto os cariocas ganharam um prêmio de 90 mil dólares (R$ 516,5 mil).
Agora, o Flamengo se prepara para o início da temporada do NBB 2020/2021, que ocorerrá no próximo dia 10 de novembro. O primeiro adversário do rubro-negro será o Minas Tênis Clube.