Primeiro Grand Slam da temporada, o Aberto da Austrália teve início na noite deste domingo (7), pelo horário de Brasília, nas quadras do complexo de Melbourne Park. A competição é cercada de grande expectativa, já que tem a presença de público nas arquibancadas, mesmo que em número reduzido, e conta com rigoroso protocolo de controle sanitário.
Número três do ranking mundial e campeã da edição de 2019, a japonesa Naomi Osaka foi a primeira das favoritas a entrar em quadra e com parciais de 6/1 e 6/2, em 68 minutos, conquistou uma fácil vitória diante da russa Anastasia Pavlyuchenkova, 39ª do mundo.
Com três quebras de saque contra uma, a japonesa dominou o primeiro set e encerrou com 32 contra 19 pontos da adversária. Na segunda parcial, as duas jogadoras confirmaram o serviço nos dois games iniciais e logo depois Osaka obteve um break, abriu 3-1 e com nova quebra fez 5-2 para logo a seguir garantir a 15ª vitória consecutiva desde fevereiro de 2020.
— Eu estava muito nervosa para jogar esta partida. Eu já havia jogada com ela antes e foi muito difícil. Então eu só queria jogar bem — disse a cabeça de chave número três.
A adversária de Naomi Osaka na segunda rodada será a francesa Caroline Garcia, que atualmente ocupa a 43ª posição no ranking. Na estreia, ela superou a eslovena Polona Hercog em sets diretos, parciais de 7/6 (6) e 6/3. Este será o primeiro confronto entre elas.
Venus Williams mostra força na estreia
Jogadora mais experiente do circuito, a norte-americana Venus Williams venceu a belga Kirsten Flipkens por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2, em jogo que teve 1h32 de duração e obteve sua vitória de número 270 em torneios de Grand Slam.
Duas vezes finalista em Melbourne (2003 e 2017), a tenista de 40 anos agora espera a vencedora do duelo entre a italiana Sara Errani e a chinesa Wang Qiang, 30ª cabeça de chave. Aos 40 anos, Venus foi questionada sobre o que esperava do torneio e respondeu de forma singela: "vencer o próximo jogo".
Confira outros resultados da 1ª rodada feminina:
Rebecca Marino (CAN) 2 x 0 Kimberly Birrell (AUS) - 6/0 e 7/6 (9)
Zarina Dyias (CAZ) 2 x 0 Tamara Zidanšek (SLO) - 6/2 e 7/5
Nina Stojanović (SER) 2 x 0 Irina Camelia-Begu (ROM) - 6/3 e 6/4
Camila Giorgi (ITA) 2 x 0 Yaroslava Shvedova (CAZ) - 6/3 e 6/3