Em um dos principais jogos do Aberto da Austrália até o momento, a japonesa Naomi Osaka derrotou neste domingo (14), a espanhola Garbiñe Muguruza por 2 sets a 1, de virada, parciais de 4/6, 6/4 e 7/5, e se classificou para as quartas de final.
O confronto que durou 1h56min reuniu duas ex-líderes do ranking mundial e que juntas tem cinco títulos de Grand Slam. Campeã em Melbourne em 2019, Osaka começou melhor e logo conseguiu uma quebra de saque no segundo game. Porém, Muguruza reagiu devolveu o break em 1-2 e voltou a derrubar o serviço da japonesa em 5-4, para logo depois confirmar a vitória em 31 minutos.
Nervosa e cometendo diversos erros não forçados, Naomi Osaka perdeu o game inicial do segundo set, mas conseguiu se aproveitar de alguns vacilos da adversária para devolver a quebra em 2-2 e no definitivo 6-4, que igualou a partida.
O terceiro set teve Muguruza no controle em boa parte do tempo. A espanhola conseguiu um break no quinto game e teve duplo match-point quando Osaka sacava em 3/5. Mas a japonesa reagiu e venceu quatro games consecutivos, com direito a duas quebras de saque para vencer por 7/5 e seguir na luta pelo quarto troféu de Grand Slam, o segundo na Austrália.
Aos 35 anos, Su-wei Hsieh faz história
A rival de Naomi Osaka nas quartas de final é a grande surpresa do torneio até o momento. Aos 35 anos, a taiwanesa Su-wei Hsieh faz a melhor campanha da carreira em um torneio deste nível e, neste domingo, ao derrotar a tcheca Markéta Vondroušová, vice-campeã de Roland Garros em 2019, por 2 a 0 (6/4 e 6/2), se tornou a jogadora mais velha a alcançar este feito pela primeira vez desde a Era Aberta.