Campeões da ATP Cup, na última semana, os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev seguem firme em busca de repetir o feito dos compatriotas Yevgeny Kafelnikov e Marat Safin, únicos jogadores da Rússia a conquistar títulos de torneios de Grand Slam, com dois troféus cada.
Neste sábado (13), Medvedev avançou para as oitavas de final do Aberto da Austrália com muita dificuldade. Depois de marcar 2 a 0 sobre o sérvio Filip Krajinović, o cabeça de chave número quatro perdeu as duas parciais seguintes, discutiu com seu técnico, o francês Gilles Cervera, que deixou a quadra, e ainda precisou enfrentar um desconforto e passar por atnedimento médico para finalmente vencer por 3 a 2 (6/3, 6/3, 4/6, 6/3 e 6/0), depois de 3h06min de jogo.
Esta foi a 17ª vitória seguida de Daniil Medevev, que antes da ATP Cup havia se sagrado campeão dos dois últimos torneios de 2020, o Masters de Paris e o ATP Finals, em Londres. Na próxima rodada, ela terá como adversário o norte-americano Mackenzie McDonald, número 192 do mundo, que passou pelo sul-africano Lloyd Harris, 91º, em sets diretos, com parciais de 7/6 (7), 6/1 e 6/4, em partida que teve 2h01min de duração.
Rublev vence fácil e segue sem perder sets
Já Andrey Rublev não encontrou muitas dificuldades para derrotar o veterano espanhol Feliciano López, 39 anos. Com parciais de 7/5, 6/2 e 6/3, em apenas 1h32min de jogo, o cabeça de chave número sete em Melbourne confirmou a classificação e segue sem perder sets no torneio. Aliás, nas suas últimas oito atuações, o tenista de 23 anos disputou 20 sets e perdeu apenas um.
Para seguir sonhando em repetir as conquistas de Kafelnikov (1999) e Safin (2005), que triunfaram no Aberto da Austrália, Rublev vai encarar nas oitavas, o norueguês Casper Ruud, que neste sábado se tornou apenas o segundo jogador de seu país na história a ir tão longe em um Grand Slam.
Número 28 do ranking mundial, Ruud passou pelo moldavo Radu Albot por 3 a 1, parciais de 6/1, 5/7, 6/4 e 6/4, em 2h58min de partida, e igualou o feito de seu pai Christian, que em 1997 também chegou à quarta rodada na Austrália.
Além de Medvedev e Rublev, a Rússia ainda tem o surpreendente Aslan Karatsev classificado para a quarta rodada. Saído do qualifying, o tenista de 27 anos, que ocupa a 114ª posição na classificação mundial, disputa o primeiro Grand Slam da carreira e terá como rival o canadense Felix-Auger Aliassime.