A brasileira Luisa Stefani e a norte-americana Hayley Carter voltaram a ser derrotadas pelas japonesas Ena Shibahara e Shuko Ayoama e deram adeus a chave de duplas femininas do Aberto da Austrália.
Em jogo disputado na noite deste sábado (13) no Brasil, manhã de domingo em Melbourne, elas perderam por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, em 1h17min de partida válida pelas oitavas de final. Este foi o quarto confronto entre as parcerias e terceira vitória seguida das asiáticas, que já haviam levado a melhor nas oitavas de Roland Garros em 2020 e na final do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em janeiro deste ano. A única vitória de Stefani e Carter aconteceu nas oitavas do Aberto dos Estados Unidos do ano passado.
O jogo deste sábado começou com domínio completo das japonesas, que conseguiram a primeira quebra, no terceiro game, no serviço de Hayley Carter. Com o placar em 1-3, a brasileira e a norte-americana ainda tiveram dois breaks, mas desperdiçaram a oportunidade e voltaram a ser quebradas em 5-2, para logo depois perderam a parcial em 36 minutos.
No segundo set, o roteiro se manteve o mesmo, com Shibahara e Aoyama conquistando duas quebras no saque de Carter, no terceiro e sétimo games, mas enfrentaram um momento de instabilidade e acabaram perdendo dois pontos seguidos e viram a diferença cair para 4-5. Porém, elas voltaram a se movimentar bem e finalmente confirmaram a vitória e a vaga nas quartas de final, onde enfrentarão a dupla vencedora do confronto entre a alemã Laura Siegemund e a russa Vera Zvonareva contra a belga Elise Mertens e a bielorrussa Aryna Sabalenka.