Rafael Nadal está nas oitavas de final do Aberto da Austrália. Em busca do recorde de 21 títulos de torneios de Grand Slam, o número 2 do mundo passou de fase neste sábado (13) ao derrotar o britânico Cameron Norrie, 69º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/2 e 7/5, em 2h14min de jogo.
Nadal teve dificuldades no primeiro set, tanto que chegou a ficar em desvantagem ao perder seu saque no quinto game. Mas deu o troco na sequência e fechou a parcial com outro break point convertido. O segundo set foi mais fácil, com quebras de serviço no sexto e oitavo games, para fazer 6/2. Já no terceiro, a quebra veio no game final.
Esta é a 14.ª vez que o canhoto de 34 anos se garante nas oitavas de final em Melbourne, onde foi campeão em 2009. Na próxima rodada, Nadal terá pela frente o italiano Fabio Fognini, número 17 do mundo, que venceu o australiano Alex de Minaur por 6/4, 6/3 e 6/4. Nos confrontos entre eles, o espanhol está em vantagem de 12 a 4.
Tsitsipas e Berrettini irão se enfrentar nas oitavas
Semifinalista em 2019, o grego Stefanos Tsitsipas derrotou com facilidade o sueco Mikael Ymer, 95.º no ranking, por 6/4, 6/1 e 6/1. Coma vitória consistente, o sexto cabeça de chave se recuperou da atuação irregular na segunda rodada, quando precisou de cinco sets para passar pelo australiano Thanasi Kokkinakis.
Tsitispas só teve algum trabalho, de fato, na primeira parcial. Agora, nas oitavas de final vai encarar o italiano Matteo Berrettini, décimo do mundo, que, mesmo com uma lesão abdominal, conseguiu vencer em três tie-breaks o russo Karen Khachanov, 20.º, com placares de 7-1, 7-5 e 7-5 nos games de desempate.