Mais uma vez, o Juventude dependia apenas de si para retornar ao G-4. E, novamente, a equipe alviverde deixou a desejar. Um simples empate deixaria o time da Serra na zona de classificação. No entanto, o Ju amargou mais uma derrota para o Brasil-Pel em Campeonatos Brasileiros, desta vez por 2 a 1 — já são oito anos e cinco meses desde a última vitória sobre o Xavante em competições deste nível. Os gols foram marcados por Matheus Oliveira e Diego Ivo, ex-zagueiro do alviverde. Capixaba foi o responsável pelo gol do Juventude.
Com essa derrota, o time serrano perdeu seu quarto jogo consecutivo como visitante. E, pela primeira vez nesta Série B, foi derrotado em dois jogos na sequência — na última rodada, o tropeço foi diante do Cuiabá. Sendo assim, o Juventude continua com 52 pontos e na quinta colocação.
A primeira chance do jogo foi do Juventude. Logo aos nove minutos, Capixaba recebeu o passe, de cabeça, de Renato Cajá. O atacante alviverde chutou para o gol, mas parou no goleiro Rafael Martins, que espalmou.
Aos 21, boa chance do Juventude. Rafael Grampola lançou, da esquerda, para Renato Cajá. O camisa 10 dominou e chutou cruzado. No entanto, a defesa xavante ficou com a bola. No lance seguinte, porém, o Brasil não teve a mesma sorte. Aos 25, Grampola roubou a bola na intermediária, foi com ela até a área e deu o passe perfeito para que Capixaba abrisse o placar: 1 a 0 para o Ju.
A comemoração, no entanto, não durou muito tempo. No minuto seguinte, Pablo finalizou com perigo para à meta do alviverde, mas a bola saiu em escanteio. Na sequência, aos 28, João Paulo colocou a mão na bola dentro da área xavante e a arbitragem marcou penalidade máxima. Matheus Oliveira cobrou e converteu: 1 a 1 no Bento Freitas.
A virada dos mandantes veio aos 35. Sousa disputou bola com Grampola e conseguiu cabecear para Diego Ivo. O zagueiro, ex-Juventude, mandou para o fundo das redes, também de cabeça, e deixou o Brasil de Pelotas na frente: 2 a 1.
O Juventude teve a chance de igualar o placar ainda na primeira etapa. Aos 43, Rogério cruzou para Capixaba, que não conseguiu desviar para o gol. Na sequência, a arbitragem marcou tiro de meta. Aos 44, Grampola caiu na área e reclamou de pênalti. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro, no entanto, entendeu como lance normal e mandou seguir o jogo. Com isso, o Ju foi para o intervalo com a derrota parcial de 2 a 1.
No segundo tempo, nada de gols e comemoração dos donos da casa. O próximo embate do Juventude será no sábado (16), contra o Cruzeiro, no Alfredo Jaconi. O Brasil encara o Figueirense, em Florianópolis.