São José-PoA e Santa Cruz disputarão a grande final da Copa Ibsen Pinheiro. O jogo de ida está marcado para sábado (19), às 15h30min, nos Plátanos, enquanto a partida de volta será na próxima terça-feira (22), no mesmo horário, no Estádio Passo D'Areia. O campeão ficará com uma vaga na Copa do Brasil de 2021.
Em Porto Alegre, o São José, que venceu o Passo Fundo por 1 a 0 no Vermelhão da Serra, contava com vitória ou empate para se classificar. Mas foi o time visitante que começou melhor no jogo. Aos 13, Luiz Thiago acertou a trave do goleiro Fábio. Na etapa final, o Passo Fundo ameaçou com Pedro, para boa defesa de Fábio. Em seguida, aos 8, os visitantes abriram o placar, com Jonas. O São José não demorou para responder. A equipe de China Balbino empatou aos 10, com Rafael Castro, e segurou a igualdade até o final para avançar.
Em Santa Maria, o Santa Cruz precisava vencer por um gol de diferença para levar aos pênaltis e por dois para garantir a vaga, enquanto o Inter-SM contava com a vantagem do empate. O Galo era eliminado até os 39 minutos do segundo tempo, quando Nena recebeu e tocou na saída do goleiro Lúcio: 1 a 0. Nos pênaltis, Fabiano Heves, do Santa Cruz, defendeu duas cobranças do Inter-SM e garantiu o clube na decisão.
A única derrota do São José na Copinha foi justamente para o Santa Cruz. As equipes se enfrentaram na última rodada da primeira fase, com o Zequinha já garantido na primeira colocação e o Galo precisando da vitória para avançar. A revanche se dará em dois duelos, valendo o caneco e a vaga em uma competição nacional.