O Grêmio já teria dificuldades para enfrentar o Corinthians se tivesse todo o elenco à disposição e treinando. A diferença das Gurias Gremistas para as atuais campeãs da Libertadores, líderes do Brasileirão Feminino e vice-campeãs de 2019, ficou ainda maior quando cinco atletas e a técnica Patrícia Gusmão passaram a semana antes do jogo afastadas das atividades, por terem contraído Covid-19. Algumas se curaram a tempo, mas não o suficiente para parar as paulistas na Arena, no domingo (25).
Após o primeiro jogo na Arena, a treinadora reconheceu as falhas do grupo, que resultaram em uma derrota por 3 a 0 para as paulistas.
— O Corinthians é uma equipe com muita qualidade. Teríamos que fazer um jogo defensivamente perfeito, mas falhamos em dois momentos, o que dificultou nossas ações na segunda etapa. Voltamos tentando ajustar posicionamento mas numa desatenção, veio o segundo gol e em seguida o terceiro — comenta Patrícia Gusmão.
O Tricolor terminou a primeira fase na oitava colocação e acabou pegando o líder nos confrontos de mata-mata, das quartas de final. Justamente por isso, a comentarista do GE Cintia Barlem apontou uma superioridade do time paulista.
— Vejo o Corinthians muito superior, é time multi-campeão e o melhor do Brasil atualmente, na minha opinião. Além de ser melhor, tem um sistema que não perde a forma de jogar mesmo alterando as jogadoras. É difícil de marcá-las — fala a jornalista.
Cíntia reconhece a dificuldade imposta pelas baixas por conta da covid-19, mas considera que com Marta na equipe, o Grêmio poderia ter se saído melhor.
— Grêmio sofreu pelo covid, mas eu queria ter visto a Marta começando. É uma promessa que já figurou na seleção brasileira sub-20. Tem o diferencial de inovar em jogadas. Faltou jogar no mesmo formato que já tinha enfrentado na classificatória, neste domingo saíram demais — aponta a comentarista do GE.
Para bater o Corinthians na partida de volta, as Gurias Gremistas precisam vencer com pelo menos 3 gols de diferença. Mesmo com a dificuldade, a treinadora do time gaúcho acredita que podem fazer um bom jogo.
— O futebol nos surpreende a cada dia, vamos para fazer um jogo muito bom e quem sabe não passamos para a próxima fase — confia a técnica Patricia Gusmão.
Para Cintia Barlem, a virada do Tricolor é difícil, mas ela apostaria na jovem promessa para tentar reverter o resultado.
— Acho que com a Marta entre as 11 e voltando melhor as que estavam debilitadas neste domingo, Grêmio pode melhorar, mas acho difícil que o Corinthians corra algum risco de não classificar — diz Cintia.
As Gurias do Grêmio se preparam para a partida que encerra as quartas de final, na próxima segunda-feira (2). Com o retorno das jogadoras que estão recuperadas da Covid-19, o objetivo da semana é intensificar as atividades para o confronto decisivo na Arena Neo Química.
Destaque para a Dupla Gre-Nal
A comentarista Cintia Barlem ainda comentou sobre o momento dos times gaúchos no Futebol Feminino.
— É muito legal ver dois times gaúchos nesta fase decisiva. Mostra que Grêmio e inter estão bem. O Inter tem um grupo mais forte, o que pode fazer com q o Grêmio também invista para o ano que vem — destaca Cintia.
*Colaborou Marina Renard