Na última quarta-feira (8), o Fluminense bateu nos pênaltis o Flamengo e venceu a Taça Rio. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, o técnico Odair Hellmann falou sobre a conquista e abordou as dificuldades enfrentadas pelo tricolor carioca, que teve poucos dias de treinamentos antes da volta do futebol no Rio de Janeiro.
— Foi um grande jogo do Fluminense, dentro daquilo que planejamos. O Flamengo hoje é um dos melhores times da América. Uma equipe formada há um ano e um treinador muito qualificado. Nós tivemos muitas dificuldades nesta retomada. Foram apenas oito dias de treinamentos, sendo que eu pude dar apenas quatro trabalhos táticos. Mas saímos vitoriosos no fim, o que é muito importante — destacou.
Para Odair, a vitória foi fruto da estratégia desempenhada pelos jogadores, de neutralizar os pontos fortes do rival e se aproveitar das vulnerabilidades apresentadas pelo adversário durante os 90 minutos. Após o duelo, o treinador do Flamengo, Jorge Jesus, afirmou que o Fluminense havia entrado em campo "para perder de pouco".
— Eu nunca entro para perder. Ninguém entra para perder de pouco. Entramos para vencer dentro da nossa estratégia, respeitando o adversário e tentando neutralizar os seus pontos fortes. Entramos com respeito e lutando até o final para buscar o nosso objetivo, que não foi fácil, mas fomos coroados. Não vi arrogância do Flamengo. Eles não conseguiram encontrar os seus melhores movimentos — ressaltou Odair.
O técnico, que treinou o Inter antes de chegar ao Fluminense, comentou um aspecto que será comum nos estádios pelo menor por um tempo: a ausência da torcida. De acordo com Odair, é preciso ter uma concentração ainda maior durante as partidas.
— O jogo muda muito, e os clubes terão essa experiência. Tivemos quatro confrontos depois da retomada. É diferente. Na parte emocional, principalmente, você não tem a vaia, mas não tem o incentivo. É preciso ter uma concentração maior, pois não tem o fator externo. Em uma decisão de pênaltis, a pressão também é diferente. A adrenalina e a emoção estavam iguais, mas claro que o sentido do futebol é o torcedor, então se perde em todos os aspectos — finalizou.
O primeiro jogo da final do Carioca entre Flamengo e Fluminense será disputado neste domingo (12), às 16h. O duelo de volta está marcado para a próxima quarta-feira (15) , às 21h30min.