O Maracanã vazio foi palco do triunfo de um time guerreiro, que acabou derrubando a empáfia do poderoso adversário. Depois do empate em 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Muriel acabou virando o herói na decisão por pênaltis, defendendo duas vezes (batidas de Willian Arão e Rafinha) e tendo sorte na bola chutada por Léo Pereira para fora.
Montado por Odair Hellmann, que acabou tendo a ausência de Fred e Ganso, o Fluminense teve todos os méritos da conquista de turno. Nos 90 minutos, o tricolor carioca conseguiu neutralizar as principais armas do Flamengo, que não são poucas, diga-se de passagem. Foi um triunfo gigante. No primeiro tempo, o rubro-negro não teve boa atuação. Burocrático. O gol tricolor saiu aos 37 minutos após cobrança de falta, Gilberto, de cabeça, botou na rede de Diego Alves. Na etapa final, o Fla empatou através do matador Pedro, que recém havia entrado em jogo.
Fora de campo, o Fla-Flu da decisão da Taça Rio teve uma série de polêmicas sobre a disputa dos direitos de transmissão entre os dois clubes, indo parar até mesmo no STJD, com uma última decisão favorável ao Flu, já que a Globo abriu mão de passar a partida em canal aberto.
Agora o título carioca será definido em dois confrontos, já que o Urubu venceu a Taça Guanabara. O time de Jorge Jesus entra como grande favorito pelo grupo galáctico que tem na mão. Só que o futebol já mostrou muitas vezes que nem sempre a equipe mais badalada acaba faturando o título. Odair Hellmann terá que tirar um coelho da cartola.