Quem comemorou as últimas goleadas em Gre-Nais foi a torcida gremista. Porém, na última vez em que os colorados venceram um clássico com folga, a comemoração rendeu taça no armário e um feito histórico. Neste sábado (18), em que a rivalidade entre Inter e Grêmio completa 111 anos de existência, GaúchaZH recorda a final do Gauchão de 2014, quando o meia Alex anotou o gol de número 1100 do duelo.
Após três anos de reformas, o Beira-Rio havia sido reinaugurado em uma grande festividade em abril de 2014. Meses depois, receberia partidas pela Copa do Mundo, disputada no Brasil. Porém, acabou não sendo liberado pelo Corpo de Bombeiros e Ministério Público para sediar a final do Gauchão, no dia 13 de abril daquele ano. O jeito foi alugar o Estádio Centenário, em Caxias do Sul, para fazer o duelo decisivo contra o Grêmio, que valeria o título estadual.
— A nossa vantagem acaba sendo apenas por não jogar o último jogo na casa do adversário. A gente lamenta por um lado, mas não pode muito porque se não a raiva vai tomar conta. Agora é esquecer isso e jogar no Centenário. Logo isso acaba e já voltamos para casa — desabafou o meia colorado Alex na última entrevista concedida antes da decisão.
Mas a raiva parece, de fato, ter tomado conta do elenco vermelho. Mesmo depois de ter vencido o jogo de ida, na Arena, por 2 a 1, o Inter atropelou o Grêmio na Serra: 4 a 1.
O primeiro tempo ainda demonstrou um certo equilíbrio, terminando com vitória parcial por 1 a 0, com gol anotado por D'Alessandro. Na volta do intervalo, porém, começou a chuva de gols. Alex, por exemplo, levou apenas quatro minutos para desviar a bola na saída de Marcelo Grohe e ampliar o marcador. Depois, Alan Patrick, de pênalti, e Alex novamente decretariam a goleada. Até mesmo o gol gremista sairia de pés colorados, com o zagueiro Ernando marcando contra.
Ficha técnica:
Inter 4x1 Grêmio (Gauchão de 2014)
Data: 13/4/2014
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Inter: Dida; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex (Juan), D'Alessandro (Jorge Henrique) e Alan Patrick (Ygor); Rafael Moura.
Grêmio: Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Maxi Rodríguez), Ramiro e Riveros; Alan Ruíz (Léo Gago), Dudu e Barcos. Técnico: Enderson Moreira.
Gols: D'Alessandro, Alex (duas vezes), Alan Patrick (I) e Ernando (contra).