Neste sábado (18), o clássico Gre-Nal completará 111 anos de história. Em razão disso, GaúchaZH apresentou ao longo desta semana os gols que construíram a rivalidade entre gremistas e colorados. As redes balançaram pela 900ª vez no jogo que valeu o título gaúcho de 1990 e que teve o atacante Paulo Egídio como protagonista da goleada de 4 a 1 do Grêmio sobre o Inter.
Se em 1989 o Colorado levou a melhor naquele que ficou conhecido como o "Gre-Nal do Século", no ano seguinte o Tricolor deu o troco a nível estadual. Aliás, o Inter já chegou sem chances de ser campeão na última rodada do hexagonal final Gauchão de 1990. Assim, a briga do Grêmio era com o Caxias que, na mesma tarde de 29 de julho, enfrentaria o Juventude na Serra. Mas, jogando em casa, os comandados de Evaristo de Macedo fizeram a sua parte, para não deixar dúvidas sobre quem mandava no Rio Grande do Sul desde 1985.
Logo a seis minutos, Assis cobrou uma falta no ângulo do goleiro Maizena, abrindo o placar. Os colorados esboçaram uma reação na volta do intervalo, quando o zagueiro paraguaio Zaballa conseguiu empatar. Porém, dali por diante, seria um massacre. Cuca, de cobertura, botou os gremistas em vantagem novamente. Até que, nos minutos finais, o baixinho Paulo Egídio tomou a cena. Primeiro, aproveitando falha do zagueiro Sandro Becker e marcando o 900º gol da história dos Gre-Nais. Em seguida, de cabeça, fechou o marcador.
Nascido em Pradópolis-SP, Paulo Egídio fez parte do time campeão da Copa do Brasil de 1989. Antes do Grêmio, havia defendido Botafogo-SP, Corinthians, Vasco, Ponte Preta e Joinville. Deixou o Estádio Olímpico em 1991.
Ficha técnica:
Grêmio 4x1 Inter (Gauchão de 1990)
Gre-Nal 305
Data: 29/7/1990
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Grêmio: Mazaropi; Fábio Lima, João Marcelo, Luís Eduardo e Hélcio; Jandir, Cuca e Darci; Nilson, Paulo Egídio e Assis. Técnico: Evaristo de Macedo.
Inter: Maizena; Chiquinho, Sandro, Zaballa e Célio Lino (Daniel Franco); Norberto, Júlio, Luís Fernando Gomes (Rudinei) e Marcelo Prates; Nelson Bertolazzi e Edu Lima. Técnico: Cláudio Duarte.
Gols: Assis, Cuca e Paulo Egídio (duas vezes); Zaballa (I)