Antecipando-se à comemoração dos 111 anos do Gre-Nal, no próximo sábado (18), GaúchaZH recorda nesta semana os gols históricos que construíram a maior rivalidade do futebol gaúcho. Um destes feitos se deu no dia 30 de setembro de 1945, quando o Inter superou o Grêmio em número de vitórias e, de quebra, o atacante Ivo Aguiar marcou o 400º gol da história do clássico.
Fundado seis anos antes, o Tricolor apresentou uma nítida superioridade sobre seu arquirrival nos primeiros anos. Até os anos 1940, o Grêmio havia conquistado cinco Gauchões contra apenas dois do Inter. A gangorra começou a virar em favor dos colorados a partir da formação do time que ficaria conhecido como "Rolo Compressor". O ápice se deu em 1945 quando a equipe patrolou seus adversários pelo Campeonato Citadino. Dos 15 jogos disputados, foram 13 vitórias e apenas dois empates (ambos contra o Cruzeiro), marcando 66 gols e sofrendo apenas 17. Ao todo, foram três enfrentamentos contra o tradicional adversário e três vitórias. Mas, uma delas, foi especial.
Depois de se enfrentarem nos Eucaliptos e na Baixada, Inter e Grêmio duelaram também no Estádio Passo D'Areia, pelo Turno Neutro do campeonato municipal, que indicaria o representante da Região Metropolitana no Gauchão daquele ano. O Tricolor chegou a marcar duas vezes, com Sanguinetti e Massinha, mas os colorados estavam imbatíveis e construíram a goleada de 4 a 2, com Ivo Aguiar, Hugo (contra), Tesourinha e Carlitos.
Graças a este resultado, o Inter alcançou 38 vitórias no clássico, ultrapassando o Grêmio, que tinha 37, e assumindo a hegemonia que dura até os dias atuais. Além disso, foi nesta partida também que as redes balançaram pela 400ª vez. E o mais curioso foi o jogador responsável por marcar este gol.
Ironicamente, Ivo Aguiar vestiu a camisa gremista de 1940 até o início de 1945. Portanto, o atacante havia chegado ao Inter há apenas alguns meses quando entrou para a história do clássico trajando vermelho. Aquela, aliás, foi sua única temporada no Rolo Compressor. Dias depois, quando os colorados se sagraram hexacampeões estaduais, batendo o Pelotas na decisão, Ivo já era reserva. Também defendeu o Nacional de Cruz Alta, sua cidade natal.
Ficha técnica:
Inter 4x2 Grêmio (Campeonato Citadino de 1945)
Gre-Nal 89
Data: 30/9/1945
Local: Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre
Inter: Ivo; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ivo Aguiar, Adãozinho, Rui e Carlitos. Técnico: Hermínio de Britto.
Grêmio: Júlio; Hugo e Clarel; Vinícius, Tonelli e Sanguinetti; Benteví, Beresi, Massinha, Silva e Repolho. Técnico: Telêmaco Frazão de Lima.
Gols: Ivo Aguiar, Hugo (contra), Tesourinha e Carlitos (I); Sanguinetti e Massinha (G).