Para homenagear os 111 anos do Gre-Nal, a serem comemorados no próximo sábado (18), GaúchaZH recorda nesta semana os gols históricos que ajudaram a construir a rivalidade entre Inter e Grêmio. O 300º gol da história do clássico veio dos pés do meia Russinho, em emocionante vitória colorada por 4 a 3, pelo Campeonato Citadino de 1940.
Em 1940, o Inter começava a montar o time que seria apelidado de "Rolo Compressor", com Tesourinha, Carlitos e outros. Um deles era David Russowski. Depois de ter iniciado carreira no Grêmio, o jogador natural de Cruz Alta acabou sendo levado aos Eucaliptos pelo irmão, Gildo, que viria a ser presidente colorado no biênio 1958-1959.
Naquela primeira temporada, a rivalidade ainda estava muito equilibrada. Em quatro partidas disputadas, duas vitórias para cada lado. O "desempate" veio no dia 20 de outubro, em campo neutro, no Estádio da Timbaúva. O Grêmio abriu o placar logo no início da partida com gol do ponta Niedesberg. Instantes depois, Tesourinha tratou de igualar o marcador e, posteriormente, virar em favor dos colorados. Mas o jogo era emocionante e, antes do intervalo, Cezar tratou de empatar em 2 a 2.
Na volta dos vestiários foi que apareceu a estrela de Russinho. Pouco importou que Niedesberg tenha conseguido empatar em 3 a 3, pois ele tratou de marcar novamente nos minutos finais, dando a vitória ao Inter. "O ataque já se firmou como o melhor da cidade. Russinho é o grande animador e construtor", atestava o Diário de Notícias do dia 21 de outubro de 1940.
Com a camisa vermelha, Russinho foi tricampeão gaúcho (1940, 1941 e 1942), até se transferir para o Vasco. Ao encerrar a carreira, transformou-se em advogado. Porém, morreu de maneira muito precoce, em 1958, após um procedimento cirúrgico.
Ficha técnica:
Inter 4x3 Grêmio (Campeonato Citadino de 1940)
Gre-Nal 66
Data: 20/10/1940
Local: Estádio da Timbaúva, em Porto Alegre
Inter: Marcelo; Álvaro e Risada; Alfeu, Magno e Assis; Tesourinha, Russinho, Carlitos, Rui e Castilho. Técnico: Orlando Cavedini.
Grêmio: Edmundo; Dario e Luiz Luz; André, Noronha e Walter; Niedesberg, Alexandre, Cézar, Foguinho e Malaquias. Técnico: Telêmaco Frazão de Lima.
Gols: Tesourinha (duas vezes) e Russinho (duas vezes, para o Inter); Niedesberg (duas vezes) e César (G).