No próximo sábado (18), o clássico Gre-Nal completará 111 anos de história. Além disso, será com um jogo entre Grêmio e Inter que o Gauchão será retomado nesta semana, após longa paralisação. Por isso, GaúchaZH recorda gols históricos que ajudaram a construir a mais importante rivalidade do futebol gaúcho e uma das maiores do mundo. E, para abrir a série de reportagens, nada melhor do que contar como foi que a rede balançou pela primeira vez.
Na verdade, a expressão precisa ser modificada. Até porque, naquele longínquo 18 de julho de 1909, as traves do Estádio da Baixada (primeira casa gremista) não possuía redes instaladas. Portanto, cada vez que o goleiro era vencido, alguém precisava buscar a bola que corria para fora do campo. E foram, no mínimo, 10 vezes que um dos atletas precisou deixar o campo para recuperar a bola naquela tarde de domingo, em Porto Alegre.
O Tricolor, como se sabe, havia sido fundado em 1903 e, em seus primeiros anos de existência, alimentava uma rivalidade com o já extinto Fuss-Ball. Os dois, inclusive, disputavam um troféu particular anualmente — o Wanderpreiss. Por isso, quando o Inter foi fundado, em 1909, seus jogadores não tiveram dúvidas em convocar um confronto com uma das principais equipes da Capital.
Com o embate prontamente aceito por parte dos gremistas, o confronto passou a ser divulgado, seja pela imprensa ou por cartazes espalhadas pela cidade, que traziam as escalações das equipes.
Em sua edição do dia 20 de julho de 1909, o jornal A Federação apresentava o embate da seguinte forma:
"Havia grande ansiedade para saber-se qual dos dois era o vencedor; de um lado achava-se o Grêmio com seu poderoso 'team', composto de jogadores experimentados e que tantos applausos tem colhido, quer dispute um 'match-externo', quer faça um 'training-match'. Da outra parte, via-se um grupo de novos, formando o 'team' do Internacional, novel sociedade fundada por um pugillo de ardorosos 'sportmans', cultores do tão util jogo bretão".
Apesar da expectativa criada, nenhuma das pessoas presentes, tampouco o repórter que redigiu a matéria, tinha ideia da proporção que aquela rivalidade tomaria nos anos seguintes. Prova disso é que o primeiro gol da história do clássico foi descrito de uma maneira muito simples: "Booth em um bello jogo conseguiu vasar pela primeira vez o 'goal' inimigo". É verdade também que o número de gols marcados fez com que o espaço ficasse ainda mais reduzido. Ao final da tarde, o placar marcava expressivos 10 a 0 em favor do Tricolor. Somente o atacante Booth marcou cinco vezes.
Ficha técnica:
Grêmio 10x0 Inter
Data: 18 de julho de 1909
Local: Estádio da Baixada, em Porto Alegre
Grêmio: Kallfelz; Deppermann e Becker; Carls, Black e Mostardeiro; Brochado, Moreira, Booth, Schroeder e Grünewald.
Inter: Poppe II; Portella e Simoni; Vinholes, Pires e Wetternick; Poppe I, Horácio, Cezar, Mendonça e Carvalho.
Gols: Booth (cinco vezes), Grünewald (quatro vezes) e Moreira.