Neste sábado (18), a rivalidade Gre-Nal completará 111 anos de história. Em razão disso, GaúchaZH apresentou ao longo desta semana os gols que construíram este clássico centenário entre Grêmio e Inter. Um deles se deu em 1982, quando o atacante Tarciso marcou o gol de número 800 do confronto e, ainda por cima, calou o Beira-Rio.
Contratado pelo Grêmio em 1973, Tarciso amargou anos impiedosos para a torcida tricolor. Apesar de ter manifestado publicamente a insatisfação com inúmeras derrotas para o tradicional adversário, o atacante permaneceu no Olímpico. A recompensa veio na década seguinte. Apelidado de "Flecha Negra", ele fez parte dos elencos campeões do Brasileirão de 1981, da Libertadores e do Mundial de Clubes de 1983. E, em meio a estas conquistas, também escreveu seu nome no maior clássico do Rio Grande do Sul.
O Grêmio entrou no Gauchão de 1982 vivendo uma pequena ressaca, pois acabara de perder o título brasileiro para o Flamengo, em casa. Não demorou muito para dar a volta por cima. Em duelo válido pela quinta rodada do primeiro turno, visitou o Inter e abriu o placar logo aos 19 minutos, com Edmar. Para sacramentar qualquer chance de reação dos anfitriões, antes mesmo do intervalo, Tarciso tratou de decretar os 2 a 0. Em vantagem no marcador, o técnico Ênio Andrade tratou de colocar o volante China e um tal de Renato Portaluppi para segurar o resultado na etapa final.
A temporada seguiria e, dividido entre os jogos do Gauchão e Libertadores, o Tricolor acabou se descuidando do torneio estadual, que acabaria sendo conquistado pelo Colorado em novembro. Porém, os gremistas não poderiam se lamentar. No ano seguinte, o mundo seria pintado de azul, preto e branco. Assim, além de ostentar o feito de ter sido o atleta que mais vezes vestiu o manto tricolor (721 jogos), Tarciso também passou a integrar o rol de grandes campeões da história gremista.
Ficha técnica:
Grêmio 2x0 Inter (Gauchão de 1982)
Gre-Nal 260
Data: 3/8/1982
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Inter: Benítez; Edevaldo, Mauro Pastor, Mauro Galvão e André Luís; Ademir Kaefer, André e Cléo; Paulo César (Müller), Geraldão e Rúben Paz (Valdomiro). Técnico: Ernesto Guedes.
Grêmio: Leão; Paulo Roberto, Leandro José, De León e Paulo César Magalhães; Batista, Bonamigo e Paulo Isidoro; Tarciso, Edmar (China) e Odair (Renato Portaluppi). Técnico: Ênio Andrade.
Gols: Edmar e Tarciso