No próximo sábado (18), o Gre-Nal completará 111 anos. Por isso, ao longo desta semana, GaúchaZH recordou os gols históricos que construíram a rivalidade entre Grêmio e Inter. Um destes feitos se deu pelo Torneio Cidade de Porto Alegre, em 1972, quando o atacante Escurinho marcou duas vezes na vitória colorada por 2 a 0, sendo responsável pelo gol de número 700 da história do clássico.
Em 1961, a Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) decidiu unificar o Campeonato Gaúcho. Desta forma, os torneios regionais, que indicavam as equipes postulantes ao título estadual, acabaram extintas. Porém, em 1972, foi criado o Torneio Cidade de Porto Alegre, envolvendo Inter, Grêmio, Cruzeiro e São José. Foi por este novo certame, disputado em edição única, que mais um capítulo da rivalidade Gre-Nal foi escrito.
No dia 30 de agosto de 1972, os rivais se enfrentaram no Estádio Beira-Rio. Jogando em casa, o Inter treinado pelo paulista Dino Sani não deu chances ao Grêmio. Com apenas dois minutos de partida, o atacante Valdomiro cobrou escanteio na cabeça de Escurinho, que estufou as redes tricolores. Tratava-se ali do 700º gol da história dos clássicos. Já na segunda etapa, coube ao ponta-esquerda Volmir dar números finais ao confronto, encaminhando mais uma taça ao museu colorado.
A década de 1970, aliás, seria hegemônica para os colorados. Além do Troféu Cidade de Porto Alegre, o Inter se sagrou octacampeão gaúcho e bicampeão brasileiro. Neste esquadrão, Escurinho passou a ser considerado uma espécie de 12º jogador, acionado do banco de reservas nas horas decisivas.
Ficha técnica:
Inter 2x0 Grêmio (Troféu Cidade de Porto Alegre de 1972)
Gre-Nal 208
Data: 30/8/1972
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Inter: Rafael; Jorge Andrade, Pontes, Flávio e Édson Scott; Carbone e Garcia; Valdomiro (Árlem), Sérgio Galocha (Victor Hugo), Escurinho e Volmir. Técnico: Dino Sani.
Grêmio: Rogério; Cláudio Radar (Ancheta), Renato Cogo, Beto Bacamarte e Domingos; Paulo Sérgio (Jadir) e Gaspar; Flecha, Caio, Mazinho e Loivo. Técnico: Daltro Menezes.
Gols: Escurinho e Volmir.