A Liga Nacional de Futsal (LNF) lançará na próxima semana o projeto Amigos da LNF. O objetivo será usar o canal próprio de streaming da principal competição da modalidade no Brasil para buscar novas receitas para os clubes junto aos seus torcedores. A plataforma transmitirá todas as partidas e contará ainda com conteúdos exclusivos para os assinantes. Será criada também a LNF Games, uma disputa de videojogos.
A data de início da Liga Nacional ainda não está definida. Em razão das dificuldades pelas questões sanitárias pelo coronavírus, a fórmula inicial de todos contra todos será alterada. A ideia é de que haja uma divisão em dois grupos para a disputa da primeira fase do torneio. Entre as cogitações, uma dessas chaves incluiria apenas equipes da Região Sul, onde os efeitos do coronavírus são menores.
O projeto Amigos da LNF terá dois pacotes de adesão para o público. O primeiro, no valor de R$ 150 (R$ 100 para o clube e R$ 50 para um fundo de promoção do futsal) e outro por R$ 75 (R$ 25 para o clube e R$ 50 para o fundo). O assinante indica o time pelo qual torce para a destinação da verba.
— Com o distanciamento social, o torcedor está fora do clube e distante dos atletas. A ideia do fundo é promover o futsal e reaproximar o torcedor do seu clube — afirma o diretor de marketing da LFN, Alexandre Rollin.
O especialista em marketing esportivo Fábio Wolff acredita que a aposta em plataformas digitais é a principal saída para os clubes neste momento. Ele diz que mesmo os times pequenos do futsal gaúcho devem apostar nessa maneira de se manterem próximos de suas torcidas.
— A crise tem sido um acelerador de tendências. Onde está a grande saída? No digital. É preciso trabalhar as mídias sociais para gerar essa aproximação do torcedor. Os clubes de futebol buscaram suas mídias sociais e isso pode ser feito pelo futsal — aponta Fábio Wolff, sócio-diretor da agência Wolff Sports.
— Criar lives dos atletas treinando. Como eles treinam? Como eles mantêm a forma? Fazendo esse tipo de live, você coloca patrocinadores em evidência na página. É uma forma de mostrar aquele patrocinador que não será visto no ginásio — completa.