Os jogadores da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) retornaram aos treinos nesta segunda-feira (18). Após passarem por testes para covid-19, os atletas foram liberados para realizar atividades físicas divididos em pequenos grupos.
De acordo com a ACBF, o protocolo com cuidados para evitar contaminação por coronavírus têm sido seguido à risca. Desde a chegada ao ginásio, atletas e funcionários passam por processo de higienização e medição de temperatura. Ainda na semana passada, os jogadores haviam feito avaliações físicas individuais.
— Realizamos um comparativo entre os valores de percentual de gordura do retorno das férias (início da temporada) e do nosso regresso após o período da quarentena. Nos gráficos fica evidente o quanto a quarentena mostrou-se desfavorável sob o ponto de vista físico. A maioria encontra-se em situação inferior a da volta das férias de verão — avaliou o preparador físico Alexandre Baldasso.
Ele avalia que a queda no rendimento está ligada à mudança na rotina dos atletas durante a quarentena. Por isso, defende o retorno das atividades. A primeira etapa desta volta é dividir o time em pequenos grupos para trabalhar na academia.
— Fica ainda mais claro que a decisão de retomada das atividades, mesmo que de forma adaptada e com jornada reduzida, foi correta, pois esse cenário teria uma inclinação cada vez maior a valores nocivos — acrescentou.