Os clubes espanhóis começaram a treinar coletivamente nesta segunda-feira (18), em grupos de até 10 jogadores, seguindo o protocolo sanitário implementado pela LaLiga, organizadora da competição. Assim, a previsão é de que o Campeonato Espanhol possa ser retomado em junho, três meses depois de ser suspenso devido à pandemia do coronavírus.
O Barcelona deu início às atividades nas primeiras horas da manhã em seu centro de treinamento. Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver uma roda de jogadores trocando passes.
O Real Madrid também retomou os treinos coletivos em sua cidade esportiva, nos arredores da capital espanhola. Nas fotos publicadas pelo clube, é possível ver o capitão Sergio Ramos correndo ao lado de Dani Carvajal, Marcelo e Raphael Varane.
O governo espanhol autorizou todas as equipes a treinar coletivamente, embora algumas delas estejam em regiões que ainda seguem a fase mais rigorosa do plano de relaxamento do confinamento. É o caso de Real Madrid e Barcelona, mas também de Espanyol, Leganés, Getafe e Real Valladolid. O restante das equipes da primeira divisão ficam em regiões com menos restrições.
— A confirmação dos treinamentos em grupo vem para equiparar todos os treinamentos — afirmou no domingo o presidente da LaLiga, Javier Tebas, à emissora Movistar+.
Tebas reiterou seu desejo de disputar a partir de junho as últimas 11 rodadas do Campeonato Espanhol, mas insistiu que isso dependerá da autorização do governo.
— Acontecerá quando as autoridades de saúde autorizarem, e esperamos que seja o quanto antes e nas datas que estamos trabalhando. Estamos trabalhando com (a possibilidade de voltar a jogar) a partir de 12 de junho — disse o presidente da LaLiga.
O dirigente também se mostrou satisfeito com o reinício do Campeonato Alemão, no fim de semana passado:
— Estou orgulhoso da Bundesliga. Não era fácil, foram os primeiros e são o exemplo a seguir.