Grêmio e Inter votaram a favor da proposta apresentada nesta terça (12) pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para a retomada do Campeonato Gaúcho. A entidade sugeriu, em reunião virtual com os 12 clubes participantes, que o Estadual seja reiniciado em julho, sem rebaixamento e com a possibilidade de inscrição de novos jogadores. Desta forma, o Gauchão 2021 teria 14 equipes.
— A proposta da FGF é exequível. Temos muitos patrocinadores envolvidos e há empresas de comunicação interessadas em manter o produto nas suas grades. O Inter é parceiro da FGF e dos outros clubes. Queremos manter o Gauchão, que é um produto nosso e que tem mais de 100 anos de história — explica o vice-presidente do Inter, João Patrício Herrmann, representante colorado na reunião.
O Grêmio, por sua vez, foi representado pelo presidente Romildo Bolzan Júnior e também deu o aval para que a proposta seja aceita.
— Votamos a favor pelo desequilíbrio gerado (pela pandemia) — disse o mandatário gremista.
Uma nova reunião ocorrerá nesta quarta, às 14h, quando os clubes responderão oficialmente se aceitam a proposta. Caso haja unanimidade, o assunto será encaminhado para o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da FGF, para aprovação da mudança no regulamento. Se alguma equipe for contrária, a ideia não será levada adiante.
A retomada do Gauchão em julho, no entanto, depende do aval do governo do Estado e das oito prefeituras envolvidas no campeonato.