A pandemia do coronavírus paralisou o futebol, suspendeu competições e adiou outras. Mas esse pode não ser o único impacto dentro de campo. De acordo com o canal Sky Sports, do Reino Unido, a Fifa propõe que seja aumentado o número de substituições por jogo para cinco, em vez das atuais três trocas, para atenuar o desgaste físico dos jogadores no calendário apertado na retomada das partidas.
— A segurança dos jogadores é uma das principais prioridades da Fifa. Uma preocupação é que a frequência de partidas acima do normal possa aumentar o risco de possíveis lesões devido a uma sobrecarga nos atletas — disse um porta-voz da entidade máxima do futebol à emissora de TV.
O canal destaca, ainda, que a proposta da Fifa prevê que cada clube possa paralisar o jogo apenas três vezes para fazer as trocas. Essa medida evitaria paradas desnecessárias, segundo o porta-voz da entidade.
A ideia ainda precisa ser aprovada pela International Football Association Board (Ifab), que é o órgão que regulamenta as regras do futebol. Caso seja apoiada, valeria já na retomada das competições até o fim da temporada seguinte.
Inicialmente, ao menos, a medida seria temporária e valeria para o futebol em todo o mundo. Não é descartado, no entanto, que seja adotada para os anos seguintes.