O distanciamento social está em pleno vigor na Inglaterra, por ordem do governo sobre o qual impera a rainha Elizabeth. O Arsenal, no entanto, decidiu violar a quarentena e a partir desta semana, conforme noticiou a ESPN, dar reinício aos treinamentos.
Será o primeiro clube inglês a tentar voltar às atividades depois das medidas restritivas impostas com o intuito de conter o avanço da covid-19. O time londrino estabelecerá regras para que seus jogadores estejam seguros, ou o mais perto possível disso.
Eles irão individualmente, cada um em seu carro, ao centro de treinamento de Colney, em Hertfordshire (a cerca de 40 quilômetros de Londres), já vestidos com o equipamento de trabalho (camisas, calções, meias e chuteiras).
Depois de estacionar, vão direto para o campo. As demais instalações estarão fechadas, incluindo os vestiários e o restaurante. Ou seja, nada daquela ducha imediata depois de correr e suar. Ao odor desagradável irá se somar o estômago vazio. As refeições não serão oferecidas e terão de ser feitas na casa de cada um, assim como o banho.
As atividades, primordialmente físicas, algumas com bola, ocorrerão em grupos pequenos, espalhados pelo campo, com os atletas respeitando o distanciamento de dois metros entre eles. Mesmo com esses cuidados, a decisão dos Gunners é vista como questionável devido aos riscos de contaminação, considerados ainda elevados pelas autoridades sanitárias.
Há a clara recomendação de que exercícios sejam feitos individualmente ou, no máximo, com quem se mora junto — e dentro da residência.
Sem data para voltar
Não se sabe quando os atletas jogarão para valer, pois não houve decisão a respeito da retomada da Premier League, na qual o Arsenal ocupa a nona colocação.
O Campeonato Inglês realizou sua última partida no dia 9 de março, e não há data estipulada para o recomeço da competição, se é que ela será reiniciada — espera-se que sim, mas não antes de junho.
Infratores
Há ainda o agravante de pelo menos quatro dos atletas do Arsenal terem recentemente rompido o distanciamento, o que ampliou o perigo de terem adquirido o vírus. Entre eles está o zagueiro David Luiz, titular da Seleção Brasileira na Copa de 2014 — capitão do time no 7 a 1 para a Alemanha.
Segundo noticiado por veículos de comunicação britânicos, como o Guardian, o brasileiro foi visto treinando com o suíço Xhaka, próximos um do outro, em um parque da capital inglesa.
O atacante marfinense Pépé jogou futebol com amigos, e o centroavante francês Lacazette foi fotografado interagindo com uma pessoa que foi até sua casa lavar seu automóvel.
Os quatro infratores receberam uma leve reprimenda do Arsenal, que reforçou a orientação governamental (orientação que o clube também driblará).