As principais entidades do futebol inglês decidiram nesta quinta-feira (19) prorrogar a suspensão da temporada até 30 de abril em razão da pandemia do coronavírus. Ao mesmo tempo, os órgãos se comprometeram a concluir o Campeonato Inglês, anunciou a Federação Inglesa (FA).
— Decidimos que as partidas profissionais na Inglaterra deveriam ser adiadas até pelo menos 30 de abril. A evolução da COVID-19 é incerta e queremos garantir a todos que a saúde e o bem-estar dos jogadores, equipe técnica e torcedores são nossa prioridade — explicou o comunicado da FA, da Liga Inglesa e de representantes dos campeonatos masculino e feminino.
Depois de semanas de indecisão, as autoridades do futebol inglês fizeram uma primeira paralisação marcada até dia 3 de abril. Mas depois que a Uefa decidiu adiar a Eurocopa para 2021 - uma decisão aprovada por unanimidade pelos participantes da reunião —, a Inglaterra reafirmou sua vontade de encerrar a atual temporada, "uma vez que for possível fazê-lo com total segurança".
O Campeonato Inglês foi interrompido com o título praticamente garantido pelo Liverpool, com 25 pontos de vantagem sobre o Manchester City faltando apenas nove rodadas.
O suspense é maior na luta por vagas nos campeonatos europeus, já que apenas 9 pontos separam Chelsea (4º) e Crystal Palace (11º), enquanto que para evitar rebaixamento, o Brighton, 15º, tem apenas dois pontos a mais que que o Bournemouth (17º).