A Uefa planeja fortalecer a International Champions Cup, tradicional torneio de pré-temporada disputado pelos principais clubes do mundo desde 2015. O objetivo é rivalizar com o novo Mundial de Clubes proposto pela Fifa, previsto para ser realizado a partir de 2021.
De acordo com The New York Times, alguns clubes europeus já se reuniram com Stephen Ross, dono da empresa que financia a International Champions Cup. O formato incluiria grupos de três times cada, seguido de uma fase eliminatória. Em vez de convites, os participantes seriam escolhidos por meio do desempenho nos campeonatos nacionais na temporada anterior.
A inclusão de clubes sul-americanos não está descartada, segundo o jornal Daily Mail. A publicação britânica destaca o estreitamento de laços entre a Uefa e a Conmebol, que se reuniram recentemente e assinaram um acordo de colaboração.
A Fifa confirmou, em outubro de 2019, o novo formato do Mundial de Clubes. O reformulado torneio passaria a ocorrer de quatro em quatro anos, entre junho e julho, substituindo a Copa das Confederações.